No último dia 9 de agosto, Joventina Maria da Silva Santos, carinhosamente chamada de Dona Jovem, celebrou 103 anos de vida com uma festa temática inspirada no “morango do amor” — doce que viralizou nas redes sociais e virou sensação gastronômica. A comemoração aconteceu em Parelhas, no Seridó potiguar, cidade onde ela nasceu e vive até hoje.
“Como ela é um doce e o amor da vida da gente, transformamos o morango do amor no tema da festa”, contou a neta Vitória Moraes, responsável pela organização ao lado do irmão.
A tradição de comemorar os aniversários com temas especiais começou quando Dona Jovem completou 99 anos. Desde então, cada festa reflete momentos, tendências ou características marcantes da aniversariante.
Aos 99, a inspiração foi a cantora Rita Lee, representando o espírito livre e vanguardista da avó. No centenário, o tema foi Maria Bonita, símbolo da resistência nordestina — uma homenagem à trajetória de quem enfrentou períodos de seca e chegou a se alimentar de xique-xique torrado para sobreviver.
No aniversário de 101 anos, foi a vez da tendência rosa da Barbie, com direito a uma “caixa de boneca” personalizada. Aos 102, a comemoração ganhou novos ares: uma viagem a Natal, onde Dona Jovem visitou restaurantes, cafeterias e fez uma transformação no visual.
Neste ano, o “morango do amor” deu o tom da festa. Além de simbolizar a doçura e o carinho da aniversariante, o doce é a “febre gastronômica do momento” no Rio Grande do Norte. “Ela se sente privilegiada e feliz ao lado da família, que lhe dedica esses momentos”, disse Vitória, destacando que Dona Jovem participa ativamente de todas as celebrações.