Dois irmãos brasileiros, Gabriel e Gustavo Galindo, faixa-preta de jiu-jitsu, viralizaram ao registrar o momento em que imobilizaram um ladrão em Barcelona, na Espanha. O episódio ocorreu na quarta-feira (13) e foi gravado por câmeras de segurança e por celular, ganhando grande repercussão nas redes sociais.
Assista:
Durante as férias na cidade, eles ouviram um turista gritar que havia sido roubado e, ao identificarem o suspeito correndo, decidiram agir. O homem havia furtado a corrente de ouro de um cidadão português. Usando técnicas do jiu-jitsu, os irmãos conseguiram conter o criminoso, conhecido na Europa como pickpocket, até que a polícia chegasse ao local.
As imagens mostram Gabriel controlando o ladrão no chão, enquanto pessoas ao redor demonstravam indignação. “Botei ele no chão para apresentar o jiu-jitsu brasileiro pra ele. Alguns revoltados começaram a dar uma massageada no querido, mas não tive coragem de deixar machucarem muito ele”, relatou Gabriel, em tom bem-humorado, nas redes sociais.
Em menos de 24 horas, o vídeo já havia ultrapassado 270 mil curtidas e recebido mais de 7 mil comentários. A atitude dos brasileiros foi elogiada por internautas, que destacaram a coragem e a habilidade dos irmãos. Apesar da repercussão, Gabriel afirma que nunca tinha passado por situação parecida. “Quando vi que ele estava vindo na minha direção, só fui interceptar. Sei a raiva que é ser roubado assim.”
Após a prisão do suspeito, os irmãos deixaram o local e não precisaram prestar depoimento. “Deus me livre perder o dia na delegacia”, disse Gabriel, reforçando que, para ele, o mais importante foi ajudar a recuperar o objeto furtado e garantir que o ladrão fosse entregue à polícia.