Sábado, 30 de agosto de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
20/08/2025 19h55

PF diz que Bolsonaro planejou pedir asilo político na Argentina

Arquivo de 33 páginas, salvo por nora de Bolsonaro, detalha pedido de asilo ao presidente da Argentina, segundo relatório da Polícia Federal
PF diz que Bolsonaro planejou pedir asilo político na Argentina

O relatório da Polícia Federal sobre a investigação de obstrução de Justiça contra o STF aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria buscado meios para pedir asilo político na Argentina.

 

Segundo o documento, durante a análise do material apreendido, foi identificado um arquivo de texto em formato .docx, modificado pela última vez em 12 de fevereiro de 2024, que indicaria que o ex-presidente planejou atos para obter asilo. Embora seja um único documento, sem data e assinatura, o conteúdo sugere que Bolsonaro, desde a deflagração da operação Tempus Veritatis, buscava formas de deixar o país para evitar a aplicação da lei penal.

 

A Polícia Federal concluiu nesta semana a investigação e indiciou Bolsonaro, além do filho Eduardo, que atualmente está nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O relatório, que possui 170 páginas, revela ainda que o documento está vinculado à nora do ex-presidente, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, esposa de Flávio Bolsonaro. O arquivo, intitulado Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO.docx, foi salvo no celular de Bolsonaro em 10 de fevereiro de 2024, às 18h28min (UTC-0), e os metadados apontam Fernanda como autora e criadora do documento.

 

Com 33 páginas, o texto contém um pedido formal de asilo político dirigido ao presidente da Argentina, Javier Milei. Na introdução, Bolsonaro alegaria perseguição política no Brasil:

 

PUBLICIDADE

“De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares. Para decretação de tais medidas foram mencionados os delitos dos Arts. 359-I e 359-M do Código Penal brasileiro”, afirma o documento, de acordo com a Polícia Federal.



O documento foi salvo no aparelho celular do ex-presidente dois dias após a deflagração da Operação Tempus Veritatis. Deflagrada em fevereiro de 2024, para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, a operação teve como investigados principais o próprio ex-presidente Bolsonaro, ocasião em que foi determinada a entrega de seu passaporte, e diversas figuras de seu entorno político e militar


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.