O relatório da Polícia Federal sobre a investigação de obstrução de Justiça contra o STF aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria buscado meios para pedir asilo político na Argentina.
Segundo o documento, durante a análise do material apreendido, foi identificado um arquivo de texto em formato .docx, modificado pela última vez em 12 de fevereiro de 2024, que indicaria que o ex-presidente planejou atos para obter asilo. Embora seja um único documento, sem data e assinatura, o conteúdo sugere que Bolsonaro, desde a deflagração da operação Tempus Veritatis, buscava formas de deixar o país para evitar a aplicação da lei penal.
A Polícia Federal concluiu nesta semana a investigação e indiciou Bolsonaro, além do filho Eduardo, que atualmente está nos Estados Unidos.
O relatório, que possui 170 páginas, revela ainda que o documento está vinculado à nora do ex-presidente, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, esposa de Flávio Bolsonaro. O arquivo, intitulado Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO.docx, foi salvo no celular de Bolsonaro em 10 de fevereiro de 2024, às 18h28min (UTC-0), e os metadados apontam Fernanda como autora e criadora do documento.
Com 33 páginas, o texto contém um pedido formal de asilo político dirigido ao presidente da Argentina, Javier Milei. Na introdução, Bolsonaro alegaria perseguição política no Brasil:
“De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares. Para decretação de tais medidas foram mencionados os delitos dos Arts. 359-I e 359-M do Código Penal brasileiro”, afirma o documento, de acordo com a Polícia Federal.
O documento foi salvo no aparelho celular do ex-presidente dois dias após a deflagração da Operação Tempus Veritatis. Deflagrada em fevereiro de 2024, para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, a operação teve como investigados principais o próprio ex-presidente Bolsonaro, ocasião em que foi determinada a entrega de seu passaporte, e diversas figuras de seu entorno político e militar