O cineasta e roteirista gaúcho Rodrigo Castelhano está realizando uma viagem inédita pelas Américas a bordo de um Fusca azul de 1974, batizado de “De Niro”. A aventura, chamada “Expedição Malte”, já passou pelo extremo sul do continente e chegou nesta semana a Blumenau, conhecida como a capital nacional da cerveja.
Rodrigo conta que o Fusca tem um significado especial para ele. “Foi o meu primeiro carro. Comprei um Fusca vermelho, ano 78, o mesmo do meu nascimento, e foi paixão à primeira vista”, revela. A tradição de batizar seus veículos com nomes de personagens de filmes permanece: o carro anterior se chamava Forrest Gump.
O Fusca, adaptado para suportar a longa viagem, funciona como transporte, hospedagem e estrutura de apoio. Entre as modificações estão pneus especiais, banco de Onix modificado com almofadas, cozinha portátil, geladeira e espaço para duas pessoas. Apesar do pouco espaço e das condições extremas de frio e calor, Rodrigo ressalta que o carro aproxima as pessoas: “Ele é praticamente um ímã para fazer amigos. Sempre que tenho algum problema na estrada, alguém para para ajudar”.
A preparação para a expedição levou cerca de dois anos, incluindo reforço mecânico e adaptações para enfrentar diferentes tipos de terreno, enchentes e situações de risco, como furtos. A jornada total prevista soma quase 14 mil quilômetros, percorrendo desde o Ushuaia, no extremo sul, até o Alasca, no norte do continente.
O objetivo principal da viagem é explorar o universo cervejeiro das Américas. Rodrigo tem acompanhado a história das cervejarias, estilos de cerveja e mestres cervejeiros, com o intuito de produzir um documentário intitulado “Expedição Malte: A Cerveja do Novo Mundo”, que promete mostrar a diversidade e a cultura por trás da produção da bebida no continente.