O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que, caso seja eleito presidente da República em 2026, seu primeiro ato de governo será conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Na hora. Primeiro ato. Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”, disse Tarcísio, durante entrevista ao Diário do Grande ABC, na sexta-feira (29).
O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação penal da suposta tentativa de golpe do núcleo central começa nesta terça-feira, dia 2 de setembro. Bolsonaro já cumpre prisão domiciliar.
Tarcísio ainda afirmou que não vê elementos para a condenação de Bolsonaro, mas que não confia na Justiça. "Não acredito em elementos para ele ser condenado, mas infelizmente hoje eu não posso falar que confio na Justiça, por tudo que a gente tem visto", disse.
Em outras ocasiões, o governador de São Paulo já havia declarado que concederia perdão ao ex-presidente caso fosse eleito. No entanto, ele voltou a negar que vai concorrer a presidente da República em 2026.