Segunda, 08 de setembro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
05/09/2025 21h21

Politicando: Maristela candidata a federal, Cornélio centenário e a disputa por vagas estaduais são os destaques

Enquanto Brasília mexe nas regras da Ficha Limpa e partidos costuram candidaturas, nomes regionais ganham força
Politicando: Maristela candidata a federal, Cornélio centenário e a disputa por vagas estaduais são os destaques

ENQUANTO ISSO…
Enquanto isso, em Gotham City, tudo acontece sem que a população perceba. O foco está centralizado no julgamento da trama golpista no STF. Mas os heróis que poderiam mudar tudo isso estão escondidos na caverna do Batman, em silêncio. Esta semana, o Congresso Nacional fez mudanças impactantes na Lei da Ficha Limpa, e os prazos estão cada vez mais brandos, beneficiando políticos atingidos pela lei, que a partir de agora não precisam esperar muito tempo para voltar à ativa. Agora votaram a Inelegibilidade e, na semana que vem, a Anistia, com forma e corpo diferentes. Uma semana apenas para que o projeto de anistia seja aprovado. Óbvio que será vetado e o STF irá derrubar. Alguém duvida?


INELEGIBILIDADE
Com a aprovação do projeto de Inelegibilidade recentemente, há impactos diretos para políticos que já estão com os direitos políticos suspensos — inclusive nomes de peso na política nacional e estadual. Antes, a contagem de oito anos começava após o fim do mandato ou da pena, o que, na prática, podia deixar alguém inelegível por 12, 15 anos ou mais. Agora, começa a partir do ato que gerou a inelegibilidade. Com este novo PLP 192/23, punições acumuladas não deixarão o político fora por décadas da vida pública. Vamos ter novidades nas eleições de 2026 com candidatos agraciados por esse projeto de inelegibilidade em âmbito nacional.


POR ENQUANTO, ESPECULAÇÕES
As especulações sobre o lançamento de pré-candidaturas a deputado estadual na região estão a mil, como mostra o noticiário político. Os nomes para a Câmara dos Deputados, no entanto, seguem pipocando de maneira tímida. Ao que tudo indica, Edinho Bez (MDB) declinou de disputar o espaço. O certo é que o partido terá que lançar um nome na Amurel, já que Thiago Zilli e Jorge Koch buscarão cadeiras na Assembleia Legislativa representando a Amesc e a Amrec. Enquanto isso, a Amurel continua dormindo em berço esplêndido.


ATÉ AGORA, A ÚNICA
Maristela Francisco, até o presente momento, é o nome certo da região para a Câmara Alta. Maristela, que ultrapassou a marca dos 10% dos votos na corrida à prefeitura pelo PT em 2024, está percorrendo a região em busca de apoio de vários segmentos. Quanto à candidatura a estadual, o partido ainda vai definir um nome para a eleição de 2026. Tudo indica que o nome do vereador Matheus Madeira, que circula muito forte dentro do partido, seja o possível indicado.


ROMPIMENTO JÁ
O rompimento da federação recém-formada União Progressista/União Brasil com o governo Lula já é realidade. Se fizermos uma análise otimista, chegaríamos à conclusão de que, com o CENTRÃO, maior partido do Brasil, não há acordo permanente: dura até quando sentirem que é hora de pular do barco. O governo Lula, desde o primeiro momento, abriu espaço para o CENTRÃO, que sempre se deu muito bem. Porém, faltando um ano para as eleições presidenciais, eles começam a planejar o futuro e resolvem abandonar tudo e todos.
 

PUBLICIDADE

DESTAQUE DA COLUNA 
"Homenagem a Cornélio Neves – 100 Anos de Vida"
Um século repleto de histórias, experiências e lições que inspiram todos ao seu redor. Seu Cornélio, como é conhecido, é muito mais que um centenário: é um verdadeiro guardião de memórias e valores. Ao longo dessa caminhada, construiu amizades sólidas, cultivou respeito e compartilha a sabedoria que só o tempo pode trazer. Cada ruga conta uma história, cada sorriso revela a alegria de viver, e cada amizade conquistada prova que uma vida bem vivida é feita de afeto e generosidade. Que seu exemplo continue iluminando muitas gerações. Seu Cornélio Neves é o destaque hoje da coluna.


O TEMPO DO PL
Pelo lado do PL, está mais que na hora de começar a focar um nome para disputar uma vaga de deputado estadual na região. Essa demora para tomar a decisão poderá custar caro para o partido na região. O espaço já está sendo ocupado por candidaturas de fora do próprio partido, e os comprometimentos já aparecem. Sabemos que a escolha do candidato ou da candidata será do governador Jorginho, mas o tempo urge, e a demora prejudica.

 

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL
O governo federal quer dois túneis para resolver o problema do Morro dos Cavalos. O preço seria bancado pela concessionária, e a conta, como sempre, vem para nós com aumento do pedágio para conclusão da obra. Já o governo Jorginho sinaliza com um anteprojeto que não teria túneis, mas sim um contorno que resolveria da mesma forma o problema. No projeto federal, a obra custaria 2 bilhões; o contorno de Jorginho, 300 milhões. Para variar, a reunião prevista para última quarta-feira em Brasília foi cancelada por falta de agenda do ministro Renan Filho. Por enquanto, não há impasse, mas até resolver leva tempo e muita conversa.
 

PUBLICIDADE

CPMI DO INSS
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, por incrível que pareça, tem tudo para não virar uma grande pizza. A Comissão aprovou nesta segunda-feira (1º) o envio ao STF de pedido para prisão preventiva de 21 pessoas investigadas em esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões. A decisão foi unânime, com 26 votos favoráveis. A grande esperança é que o pedido seja analisado pelo ministro André Mendonça, responsável pelo caso na Corte, uma voz dissonante e solitária. Por isso, a CPMI ganha contornos reais de não virar mais uma pizza.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.