Terça, 09 de setembro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/09/2025 09h05

Estudo feito por catarinenses revoluciona tratamento da insuficiência cardíaca no SUS

Pesquisa inédita sobre a insuficiência cardíaca foi apresentada no maior congresso de cardiologia do mundo
Estudo feito por catarinenses revoluciona tratamento da insuficiência cardíaca no SUS

Pesquisadores de Florianópolis apresentaram, no dia 29 de agosto, na Dinamarca, um estudo inédito sobre insuficiência cardíaca durante o European Society of Cardiology (ESC), considerado o maior congresso de cardiologia do mundo.

PUBLICIDADE

O trabalho, batizado de Physio-Sync-HF, foi coordenado pelos cardiologistas André d’Avila e Alexandre dal Forno, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (RS). Ao longo de três anos, foram analisados 178 pacientes em 14 centros de saúde espalhados pelo Brasil, tanto do SUS quanto da rede privada.

 

A pesquisa comparou dois métodos de estimulação cardíaca em pacientes com insuficiência: o tradicional, realizado com marcapasso para sincronizar os batimentos dos ventrículos, e a chamada estimulação fisiológica, técnica mais recente e de menor custo, que atua no sistema elétrico natural do coração.

PUBLICIDADE

Apesar dos bons resultados da nova técnica, os dados mostraram que o método tradicional segue sendo o mais seguro e eficaz dentro da realidade brasileira atual. Ainda assim, os pesquisadores destacam que o estudo abre caminho para futuras discussões sobre alternativas acessíveis sem comprometer a qualidade do tratamento.

 

No Brasil, a insuficiência cardíaca atinge cerca de 2 milhões de pessoas, com 240 mil novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A doença está entre as principais causas de morte e gera alto custo para os sistemas público e privado de saúde.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.