
O magistrado Alexandre Morais da Rosa entrou para a história do Judiciário brasileiro ao ser empossado como o primeiro desembargador autista do Brasil. A posse ocorreu na última quinta-feira, 27 de novembro, durante solenidade no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que marcou também a nomeação de outros dez novos desembargadores e a instalação de novas câmaras no tribunal.
Natural de Florianópolis, Alexandre Morais da Rosa acumula 27 anos de atuação na magistratura. É graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também concluiu o mestrado, e possui doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao longo da carreira, atuou em diversas comarcas catarinenses, como São José, Imbituba, Criciúma, Orleans, Balneário Camboriú, Itajaí, Descanso, São Miguel do Oeste, Porto União, Joinville e Capital.
O novo desembargador também teve experiência nacional ao atuar como juiz instrutor no gabinete do ministro Gilmar Mendes, no Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter sido juiz auxiliar da Presidência do TJSC entre 2016 e 2018. Em 2019, passou a integrar a 3ª Turma Recursal do TJSC, e em 2023 foi promovido ao cargo de juiz de 2º grau, culminando agora com a posse como desembargador.
A cerimônia foi marcada por emoção e reconhecimento às trajetórias dos novos membros do tribunal. Além de Alexandre Morais da Rosa, também tomaram posse os magistrados Yhon Tostes, João Alexandre Dobrowolski Neto, Brigitte Remor de Souza May, Maurício Cavallazzi Póvoas, Jaber Farah Filho, Quitéria Tamanini Vieira, Sérgio Luiz Junkes, Geraldo Corrêa Bastos, Antonio Augusto Baggio e Ubaldo, e Andrea Cristina Rodrigues Studer.
