
Pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg, publicada nesta terça-feira (02), apontou que os brasileiros veem a criminalidade, o tráfico e a corrupção como os principais desafios do país. O levantamento permitiu que cada entrevistado escolhesse até três problemas prioritários: 62,7% apontaram criminalidade e tráfico como o maior problema nacional, seguidos pela corrupção, citada por 59,8%.
Economia e inflação também foram mencionadas por 21,9% dos entrevistados, dentre outros problemas relevantes, enquanto extremismo e polarização política atingiram 21,5%. Questões ligadas à fragilidade democrática e ao funcionamento da Justiça marcaram 16,1% e 14,4%, respectivamente. Temas ambientais, degradação do meio ambiente e aquecimento global somaram 10,5%, seguidos pelo conservadorismo (10,3%) e pelos problemas sociais relacionados à pobreza, desemprego e desigualdade (10,1%).
O estudo também destacou que questões econômicas estruturais, como equilíbrio fiscal e gestão das contas públicas, foram citadas por 9,3%. Impostos altos e ambiente de negócios apareceram com 8,7%, enquanto problemas relacionados a racismo, homofobia, xenofobia e antissemitismo marcaram 7,4%. Já saúde e educação foram citadas por 5,8% e 4,7%, respectivamente. A violência policial apareceu com o mesmo percentual. Ameaças externas, como guerras e terrorismo, foram consideradas o maior problema para 3,1%. Apenas 2% mencionaram outros fatores, e 1,2% disseram que a maior preocupação seria a “mudança dos valores tradicionais”.
Fonte: Terra Fatos
