Sábado, 06 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
05/12/2025 13h50

Politicando: Família Bolsonaro e debates na Câmara de Tubarão são destaques

Confira a coluna de Haroldo Silva, o Dura
Politicando: Família Bolsonaro e debates na Câmara de Tubarão são destaques

MORALIDADE 1
 A fala da moralidade é uma armadilha perigosa. Como escreveu o colunista Jean Carlo na sua coluna no SCempauta. Li, gostei e passo ao meu leitor: "Hoje você bate, amanhã você apanha. Hoje você 'mata', amanhã você 'morre', e pelo mesmo motivo. Não há ser humano que escape da moralidade. Todos erramos, e erra mais quem tenta subir fazendo espetáculo dos supostos erros dos outros para se autoafirmar. A ascensão por meio da ferramenta da moralidade é rápida, e a queda proporcionada por ela pode não ser tão veloz, mas é um fruto inevitável de ser colhido."

 

MORALIDADE 2
 Continua: "Foi assim com outros que hoje vivem no ostracismo político e nem em época de eleições são lembrados. Esses tripudiaram dos erros dos outros e a conta vem. O interessante na vida é saber que ela passa e o mau que se faz aqui, mais cedo ou mais tarde, volta pra você. Reze! Não é nada inteligente atirar pedras no telhado de vidro do vizinho quando o seu é de papel. Rogo ao bom Pai celestial que nunca falte amor em seu coração e paz em sua casa. Há um momento em que as palavras se tornam inúteis, e o silêncio começa a cantar."

 

MORALIDADE
 Afinal, como podemos definir moralidade? Ela é um conjunto de princípios, valores e normas que orientam o comportamento humano, distinguindo o que é considerado certo e errado, justo ou injusto, bom ou mau, dentro de uma sociedade, cultura ou grupo, principalmente na arte da política. Ela envolve regras gerais sobre como devemos agir — por exemplo, honestidade, respeito, responsabilidade — e tem muitos que fazem questão de esquecer algumas regrinhas básicas. Esses se dão muito mal.

 

CASO DE FAMÍLIA
Michelle Bolsonaro, criticada pelos quatro filhos do ex-presidente, depois das declarações políticas no Ceará na última semana. O PL nacional está enquadrando Michelle devido à sua fala desastrosa em um encontro do partido no Ceará.
Apoiadores fortes do bolsonarismo, Allan dos Santos fez duras críticas e, para terminar, Nikolas Ferreira jogou a toalha pela anistia. Pra dizer que nem tudo são espinhos depois da prisão de Jair, Eduardo, o número 1, disse que poderá aceitar a candidatura de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, de concorrer a presidente do Brasil. Ah! Michelle, aqui em SC, declarou apoio a Carol De Toni e não a Carlos, o número 3.
 

PUBLICIDADE

DESTAQUE 1 
Capivari de Baixo se destaca em seminário estadual sobre regularização fundiária.
O município de Capivari de Baixo se destacou fortemente no seminário “REURB em Santa Catarina” na última segunda-feira: Desafios para a Regularização Fundiária Urbana e Rural. Entre os destaques do evento esteve o município de Capivari de Baixo, na pessoa do seu coordenador Dr. Dener Vieira, que apresentou avanços obtidos em apenas 50 dias desde a criação da Coordenação de Regularização Fundiária e Habitação. A Oficial do Registro de Imóveis, Dra. Fernanda Benido, se fez presente e compartilhou o case local em debate.

 

DESTAQUE 2
O coordenador municipal, Dener Vieira Nascimento, foi o destaque no seminário e defendeu a criação de uma portaria conjunta entre Semae e IMA para padronizar a análise dos estudos ambientais nesses casos, evitando decisões divergentes e insegurança jurídica.  A participação reforça o protagonismo de Capivari na agenda da regularização fundiária, unindo responsabilidade ambiental, segurança jurídica e foco na entrega de resultados às famílias que aguardam titulação.

 

FALTOU CORAGEM
 Palavra dada é palavra cumprida, já diziam os antigos. O descumprimento de um acordo está pesando o clima na Câmara de Vereadores de Tubarão. Partiu do próprio presidente Felippe Tessmann (PL), em maio, a proposta de que um projeto de lei que prevê cotas raciais em concursos públicos fosse votado em novembro, como forma de celebrar o mês da Consciência Negra. Autor da matéria, Matheus Madeira (PT), confirma a quebra da palavra: já estamos em dezembro, a sessão solene já foi realizada e o texto não foi pautado. Nem sequer foi dada uma satisfação.

 

ANA PAULA PELA EDUCAÇÃO
 A deputada federal Ana Paula Lima teve papel decisivo na repactuação das obras dos CEIs São João e São Martinho, em Tubarão. A pedido do vereador Matheus Madeira, ela cobrou prioridade do Fundo Nacional de Educação. Vale lembrar que essas obras foram paralisadas em 2017, durante o governo Bolsonaro, e virou uma novela entre idas e vindas a Brasília. Em breve, Ana Paula e o vereador Matheus devem anunciar investimentos no câmpus de Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e outras instituições.

PUBLICIDADE

TEMOS ORÇAMENTO 2026
 Projeto foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes e define as receitas e investimentos do Município para o próximo ano, 2026. A proposta orçamentária foi apresentada em audiência pública realizada na Câmara, na quarta-feira, dia 26 de novembro, por representantes da Secretaria Municipal de Gestão, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo transparência e participação popular no processo de elaboração do orçamento.
 Valor global do orçamento: O Orçamento Consolidado do Município de Tubarão para 2026 foi aprovado no valor de R$ 577,9 milhões.

 

FALA PRESIDENTE
 A Presidência da Câmara, Felippe Tessmann, destacou que, com a aprovação da Lei Orçamentária, o Município de Tubarão cumpre o calendário legal do processo orçamentário e inicia 2026 com todas as condições formais para execução das políticas públicas e manutenção dos serviços essenciais. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente nossos vereadores e o Executivo, pelo bom entendimento da importante matéria.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.