
Com a proximidade do verão e diante das altas temperaturas, a Vigilância Epidemiológica e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estão mobilizadas para a aparição de escorpiões. A situação é comum em municípios vizinhos a Tubarão, mas ainda não foi identificada na Cidade Azul.
O principal alerta do município é sobre a possibilidade de estarem acontecendo subnotificações. As pessoas encontram os animais, mas não avisam as autoridades de saúde sobre estas aparições, o que explicaria a ausência de casos oficiais na cidade. O verão é a estação onde os encontros com estes animais é mais frequente, fazendo com que o alerta seja dado para manter a população de sobreaviso.
Desta forma, é importante que, caso você encontre um escorpião na sua casa, seu quintal, ou até mesmo em seu trabalho, avise imediatamente a UVZ, informando o local onde o animal foi avistado, através dos telefones (48) 3621-9575 e 98850-3611 (WhatsApp). Não tente, em hipótese alguma, aprisionar ou matar o escorpião, pois ele pode se sentir ameaçado e atacar. “Escorpiões podem causar acidentes graves e até fatais, portanto fique atento!”, avisa Matheus Shida, médico veterinário da UVZ.
