
Após dias marcados pela influência de um ciclone próximo à costa, Santa Catarina seguirá com tempo instável e abafado nos próximos dias, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC). A tendência é de manutenção da chuva em boa parte do território catarinense, porém com risco menor de temporais em relação ao início da semana.
Nesta sexta-feira (12), áreas de instabilidade avançam entre o Grande Oeste e os planaltos, com possibilidade de alagamentos pontuais. No litoral, o calor predomina e as temperaturas chegam aos 30°C, especialmente no período da tarde. Entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte, a nebulosidade aumenta no fim do dia, com chance de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
No sábado (13), o tempo fica mais firme, mas o abafamento persiste, sobretudo no Litoral Sul, onde as máximas voltam a superar os 30°C. Apesar da redução da instabilidade, pancadas de chuva e temporais isolados ainda podem ocorrer em diferentes regiões.
A condição muda novamente no domingo (14), quando a instabilidade retorna com mais força. Os temporais começam pelo Grande Oeste e se espalham para as demais áreas ao longo da tarde e da noite.
A segunda-feira (15) deve ser o dia mais crítico do período. As instabilidades ficam mais intensas em todas as regiões, com atenção especial ao Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, onde há maior chance de chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.
Antes da chegada das chuvas mais fortes, o calor se intensifica. As temperaturas ficam próximas dos 30°C no Oeste e variam entre 30°C e 35°C no Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte.
