
A cidade de Araxá, localizada no estado de Minas Gerais, foi atingida por um terremoto de magnitude 4,29 na noite desta sexta-feira (12). O tremor de terra também afetou outros municípios da região do Alto Paranaíba. Segundo informações da prefeitura de Araxá, o abalo sísmico foi registrado por volta das 22h10 e foi sentido em diversos bairros, provocando mobilização imediata da Defesa Civil, que segue monitorando o caso. Até o momento, não há registro de feridos e nem de danos estruturais na região mineira.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou através de nota que não foram identificadas anomalias em barragens de mineração na região. As informações foram enviadas pelas empresas mineradoras e validadas pelo Sistema de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM), que não detectou alterações significativas.
O órgão ainda reforça que os dados recebidos indicam que não há sinais de risco iminente ou danos estruturais nas operações de mineração locais.
Araxá, assim como boa parte do estado de Minas Gerais, tem histórico com atividades sísmicas, com o último terremoto sendo registrado na região no dia 15 de dezembro de 2024. Na ocasião, o tremor foi de magnitude 3,1 na escala Richter.
Fontes: ND Mais, ANM e InfoMoney.
Foto: Prefeitura de Araxá.
