
O SENAI unidade de Capivari de Baixo e a Diamante Geração de Energia realizaram a formatura da quarta turma do Curso de Qualificação Profissional em Operador de Usina Termelétrica. O evento foi realizado na quarta-feira (17) e consolidou os resultados da parceria, que busca qualificar profissionais para atender às demandas estratégicas do setor energético.
Desenvolvido para formar profissionais alinhados às necessidades reais de operação da Diamante, o curso nasceu a partir da atuação conjunta de uma equipe técnica do SENAI e da empresa, responsável pela concepção de um projeto educacional inovador e consistente. A formação é pioneira no país e se destaca pela possibilidade de estágio na própria usina, ampliando a vivência prática dos alunos. Em sua fala aos formandos, o presidente da Diamante, Pedro Akos Litsek, reforçou as boas perspectivas de compra de energia no setor e que esse novo momento também abrirá mais possibilidades de empregabilidade para os formados.
O gerente executivo das Regionais Sul e Litoral Sul do SESI, SENAI e IEL, Valmir Cabral da Silva Neto, mais uma vez reforçou o papel da FIESC na qualificação profissional, criando programas e atendendo às necessidades de formação, a exemplo da parceria com a Diamante e outras tantas indústrias da região. “Com esta quarta turma formada, o SENAI reafirma seu compromisso com uma educação profissional de excelência, baseada no desenvolvimento integrado de competências técnicas e socioemocionais”, salienta Cabral.
Desde a abertura das inscrições, o curso despertou grande interesse, superando as expectativas e exigindo um criterioso processo seletivo. Ao todo, 20 alunos concluíram a formação, com aulas realizadas de segunda a sábado. A carga horária total foi de 700 horas, contemplando conteúdos teóricos e práticos no SENAI de Capivari de Baixo, além de visitas técnicas, palestras e estágio remunerado para 15 alunos selecionados, com todos os benefícios oferecidos pela Diamante Energia.
A turma foi composta por profissionais de diferentes áreas técnicas, como mecânica, elétrica, automação, engenharia e operação industrial. O curso abordou temas essenciais à atuação em usinas termelétricas, incluindo caldeiras, turbinas, ciclos térmicos, segurança e operação de sistemas, reforçando a importância do aprimoramento técnico contínuo, do compromisso com a segurança e da busca permanente pela excelência profissional.
Durante a cerimônia, foram homenageados os alunos com 100% de frequência e o aluno com melhor desempenho acadêmico. Representando os formandos, Marcos Passarela de Bitencourt destacou a gratidão à Diamante Geração de Energia por acreditar na formação de pessoas e investir em um curso diferenciado, que prepara profissionais altamente capacitados para atuar não apenas no complexo da empresa, mas em todo o setor de geração de energia elétrica do país. O aluno também agradeceu aos professores e profissionais do SENAI e da Diamante pela troca de experiências, conhecimentos técnicos e vivências reais da profissão. “O SENAI transforma conhecimento em oportunidade, prepara profissionais para os desafios do setor e contribui diretamente para o desenvolvimento humano, social e industrial do nosso país”, ressaltou.
Para o coordenador do curso pela Diamante Energia, Marcelo Bzuneck, a iniciativa amplia significativamente as oportunidades de empregabilidade. “Trata-se de um curso de excelência, exigente e alinhado às responsabilidades da função de operador de usina, que demanda precisão, compromisso e alto nível técnico. Parabenizo os professores e formandos pela dedicação e desejo que sigam na busca contínua pelo desenvolvimento do conhecimento e da realização profissional”, destacou.
Turma 2026 com inscrições abertas:
E o SENAI já está com inscrições abertas para a turma 2026 do curso de Curso Operador de Usina Termelétrica, com Bolsa de 50% de desconto. As inscrições podem ser feitas até o dia 24/02/2026, pelo link https://materiais.sc.senai.br/operador-termeletrica
As aulas acontecerão de forma presencial na unidade do SENAI em Capivari de Baixo.
