
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta nesta sexta-feira (19) em relação à uma nova variante do vírus Influenza A (H3N2), que embora não tenha casos registrados no estado, está presente no Brasil (Pará), em países vizinhos e não é coberta pela atual vacina contra o Influenza. O alerta atende ao aviso da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
As autoridades sanitárias também observaram um aumento atípico de síndromes respiratórias em Santa Catarina (Influenza A e B), o que pode indicar uma possível antecipação da temporada sazonal.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a proteção contra a variante K estará disponível na vacina contra o Influenza de 2026. Mesmo assim, o imunizante atual continua essencial para prevenir complicações e óbitos eventuais nos grupos de risco.
Por isso, em casos suspeitos de Influenza, o tratamento com antiviral apresenta maior eficácia quando iniciado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, o que torna fundamental que a população procure atendimento médico o quanto antes, especialmente grupos de risco, em caso de sintomas.
A Secretaria de Saúde também ressalta que medidas como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, usar máscara ao apresentar sintomas respiratórios, evitar aglomerações e ambientes fechados, manter ambientes ventilados e evitar contato próximo com pessoas que tenham sintomas, permanecem muito eficazes no combate à enfermidade.
