
O verão começa neste domingo (21), às 12h03, e segue até o dia 20 de março de 2026. A estação mais quente do ano deve provocar elevação das temperaturas em todas as regiões do Brasil.
Segundo a previsão, o período também será marcado por instabilidades climáticas, com possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo em alguns pontos.
A expectativa é de chuvas acima da média nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país. Já no Sudeste, os volumes devem ficar abaixo da média histórica. No Nordeste, o tempo tende a ser mais seco na maior parte da estação.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danilo Siden, metade do país deve registrar chuvas um pouco acima do normal, enquanto a outra metade terá volumes menores do que o esperado para o período.
As temperaturas também devem ficar mais elevadas ao longo do verão. O maior aumento está previsto para o Mato Grosso do Sul, onde os termômetros podem marcar até 1°C acima da média. O sul do Piauí também deve enfrentar calor mais intenso.
No Centro-Oeste, a previsão indica mais chuva em Mato Grosso e menos em Goiás. Já no Nordeste, o tempo seco deve predominar em estados como Bahia, Piauí, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
