
O Litoral Sul de Santa Catarina entra em estado de atenção a partir da tarde desta segunda-feira (29) devido à formação de temporais que podem provocar chuvas intensas em curto período de tempo, elevando o risco de alagamentos e enxurradas, especialmente entre o meio da tarde e o início da noite.
Embora o risco muito alto se concentre principalmente no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, parte do Litoral Sul também está sob atenção, com possibilidade de impactos pontuais associados à chuva forte e rápida.
Na terça-feira (30), o tempo permanece instável em todas as regiões do estado, mantendo a condição para novos temporais. As áreas litorâneas seguem no radar da Defesa Civil, com risco elevado para ocorrências relacionadas às chuvas intensas.
Entre segunda e quarta-feira, os acumulados de precipitação nas áreas mais afetadas podem variar entre 150 e 200 milímetros, com registros isolados ainda maiores. Diante desse cenário, também há risco de deslizamentos, principalmente em locais onde a chuva ocorrer de forma persistente.
A orientação é para que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre a atenção em áreas de risco, especialmente durante os períodos de instabilidade mais intensa.
