
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulgou os números finais referentes à dengue em Tubarão em 2025. Foram 803 focos do mosquito transmissor da enfermidade oficialmente registrados.
De acordo com o órgão, ainda houve 220 notificações e 14 casos confirmados da doença, sendo um caso alóctone (quando a transmissão ocorre fora do município) e 13 autóctones (transmissão dentro do município). Os casos descartados ao longo do ano totalizaram 20, com um caso terminando o ano como suspeito. Foram registradas duas internações.
O verão é a principal época de atividade do mosquito Aedes Aegypti, aumentando as chances de contaminação pelas doenças transmitidas por ele. Por essa razão, a prefeitura orienta a população para tomar as já conhecidas precauções para evitar a proliferação do inseto. Dentre elas, verificar regularmente os quintais, eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água bem vedadas e fazer a limpeza de calhas e ralos com frequência.
Na primeira semana de 2026, com dados divulgados nesta quarta-feira (07), os números apontam o registro de uma notificação, um caso suspeito e uma internação.
Para denúncias de focos do mosquito, entre em contato pelo telefone (48) 3621-9051, ou pelo e-mail [email protected].
