
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (08), com os líderes do México e do Canadá para tratar da situação da Venezuela, após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
Em primeiro momento, Lula conversou com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, no início da tarde. Segundo o Palácio do Planalto, ambos rejeitaram uma visão “ultrapassada do mundo em zonas de influência” e defenderam o multilateralismo, o direito internacional e o livre-comércio.
Os dois mandatários afirmaram que seguirão cooperando com a Venezuela em favor da estabilidade do país e da região.
Horas mais tarde, Lula falou com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. Os dois líderes condenaram o uso da força sem amparo no direito internacional e concordaram sobre a necessidade de uma reforma das instituições de governança global.
Antes dessas conversas, Lula já havia dialogado com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para manifestar preocupação com a crise no país vizinho. Na ocasião, ambos concordaram que a situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos.
Fonte: CNN Brasil.
Foto: Reuters/Adriano Machado.
