
A sexta-feira (9) está com tempo estável e temperaturas elevadas em Santa Catarina, com máximas acima dos 30°C na maior parte do estado e calor mais intenso no Extremo Oeste, onde os termômetros podem passar dos 35°C. A partir da tarde, no entanto, a instabilidade retorna, com condições para temporais isolados entre a tarde e a noite e durante a madrugada de sábado (10).
A instabilidade é causada pela formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que, mesmo afastado de Santa Catarina, perturba a atmosfera e intensifica as chuvas.
Apesar de ter um nome muitas vezes assustador, os ciclones são sistemas meteorológicos comuns na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Eles podem se formar em qualquer época do ano, mas são mais frequentes nos meses de outono e de inverno.
No sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas segue influenciando o tempo no estado. Há previsão de temporais em todas as regiões, especialmente entre a tarde e a noite, com risco moderado a alto para ventos fortes, granizo, destelhamentos, queda de árvores e novos danos à rede elétrica, além de chuva pontualmente intensa.
No domingo (11), o tempo permanece quente e instável. Com o afastamento gradual do ciclone, os temporais tendem a se concentrar no litoral e áreas próximas, enquanto no Grande Oeste passam a ocorrer de forma mais isolada, com a entrada gradual de ar mais seco.
