Segunda, 26 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
25/01/2026 14h43

Fotógrafo gaúcho acredita ter registrado aurora austral no Sul do Brasil

Fenômeno raro teria sido observado em Cambará do Sul (RS), na última terça-feira (20)
Fotógrafo gaúcho acredita ter registrado aurora austral no Sul do Brasil

Uma aurora austral pode ter sido registrada no Brasil. O possível fenômeno foi observado pelo fotógrafo e especialista em astrofotografia Egon Filter, na cidade de Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, na noite do dia 20 de janeiro. Egon registrou a provável aurora por volta das 21 horas, durante um tour astronômico realizado com turistas.


Segundo o fotógrafo, que também é estudante de astronomia, o registro ocorreu em meio a um dos maiores impactos de vento solar das últimas décadas, superior inclusive ao evento conhecido como Gannon Storm, registrado em maio de 2024. 
 

PUBLICIDADE

“Foi possível registrar uma faixa roxa no sul - entre a via-láctea e a Grande Nuvem de Magalhães, que durou poucos minutos e não era visível a olho nú. Talvez tenha relação com a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, mas não há certeza sobre isso”, explica Egon em suas redes sociais.
 

PUBLICIDADE

Egon Filter, que já realizou expedições fotográficas a mais de 100 países registrando fenômenos visuais e astronômicos ao redor do mundo, destaca que a observação de uma aurora em território brasileiro é extremamente rara. Cambará do Sul está situada no paralelo 29 Sul, latitude incomum para esse tipo de ocorrência, que costuma acontecer em latitudes acima de 60º, tanto no hemisfério norte como no sul.


“De qualquer maneira, é impressionante uma Aurora ser vista aqui no Brasil”, afirma Egon. 


Foto: Egon Filter.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.