
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (10) em São Luís contra o blogueiro Luís Pablo, no âmbito de uma investigação que apura o crime de perseguição contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. Na operação, foram apreendidos aparelhos celulares e um computador.
Conforme as investigações, o blogueiro publicou, em 2025, conteúdos que expõem informações sobre um veículo funcional usado por Dino e seus familiares, sob a alegação de um possível uso irregular do carro, que pertence ao Tribunal de Justiça do Maranhão.
Associações de imprensa do país enxergam a decisão de forma preocupante. Em nota conjunta, divulgada nesta quinta-feira (12), as entidades argumentaram que a atividade jornalística é protegida pela Constituição.
Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) também manifestou preocupação com o caso. A Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão e de Imprensa da entidade ressaltou, em nota, a necessidade de respeitar as garantias constitucionais, como a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte.
Fonte: G1.
