Segunda, 25 de maio de 2026
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
25/05/2026 08h33

Sem trégua: frio polar invade 4 regiões na última semana de maio; veja onde termômetro despenca

Nova massa de frio polar chega ao Brasil nesta semana e deve levar clima gelado até a região Nordeste; saiba quando o termômetro cai na sua região
Sem trégua: frio polar invade 4 regiões na última semana de maio; veja onde termômetro despenca

A última semana de maio será marcada pela chegada de uma nova massa de ar polar ao Brasil, provocando queda nas temperaturas em quatro regiões do país. Segundo o Meteored Brasil, o frio deve atingir principalmente o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, além de aumentar as condições para chuvas intensas em alguns estados.

PUBLICIDADE

Antes da entrada do novo sistema, uma massa de ar frio que já atua desde o fim de semana segue influenciando o clima no Sul e no Sudeste. Com o deslocamento do ar gelado em direção ao oceano, áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar chuva forte entre segunda-feira (25) e terça-feira (26).

 

A previsão indica que o avanço do novo ar polar começa na tarde de terça-feira pelo Rio Grande do Sul. No Oeste gaúcho, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 22°C, enquanto na Serra os termômetros devem ficar próximos dos 15°C. Durante a noite, as mínimas variam entre 9°C e 15°C.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, a terça-feira também será de temperaturas mais baixas ao longo do dia, com máximas entre 17°C e 22°C.

Na quarta-feira (27), o núcleo da massa de ar frio deve se posicionar entre o Sul do Brasil e o Uruguai, intensificando ainda mais o frio na região. Em áreas serranas e de planalto, os termômetros podem se aproximar de 0°C. A partir da tarde, ventos vindos do sul espalham o ar seco e gelado para o Sudeste e o sul do Centro-Oeste.

Já na quinta-feira (28), mesmo avançando em direção ao oceano, o sistema continuará influenciando as temperaturas no centro-sul do país e deve alcançar também o leste do Nordeste.

No Sudeste, os efeitos mais intensos devem ser sentidos no leste paulista, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Nessas áreas, as mínimas podem ficar entre 15°C e 19°C, enquanto as máximas não devem passar dos 23°C.

PUBLICIDADE

O destaque fica para o sul e o litoral da Bahia, onde a chamada “friagem” deve derrubar as temperaturas para valores entre 19°C e 24°C. Em Salvador, os termômetros podem registrar cerca de 26°C. A região também pode ter chuva fraca a moderada ao longo de quinta-feira.

 

A tendência para os próximos dias é de continuidade das massas de ar frio no país, porém com menor intensidade e atuação mais concentrada no Sul, sul do Centro-Oeste e leste do Sudeste. Até o momento, não há previsão de avanço significativo do frio sobre a região Norte.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.