Sábado, 20 de junho de 2026
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
20/06/2026 08h56

Plataforma da Defesa Civil é tirada do ar após sofrer invasão e disparar alerta extremo com a palavra "misantropia"

O caso será encaminhado para investigação da Polícia Federal
Plataforma da Defesa Civil é tirada do ar após sofrer invasão e disparar alerta extremo com a palavra

A plataforma utilizada pelo sistema de alertas da Defesa Civil foi temporariamente desativada na madrugada deste sábado (20) após ser alvo de uma invasão cibernética que resultou no envio indevido de uma mensagem para moradores de diferentes regiões do país. O comunicado, classificado como um Alerta Extremo, continha apenas a palavra "misantropia".

PUBLICIDADE

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil informou que o sistema foi retirado do ar por volta da 1h30 para evitar novos disparos irregulares. Segundo o órgão, a mensagem foi enviada remotamente por uma pessoa sem vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

 

A expressão utilizada no alerta significa "ódio à humanidade" e reforça a suspeita de que a ação tenha sido provocada por um ataque hacker. O caso será encaminhado para investigação da Polícia Federal.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil informou ainda que trabalha para restabelecer o serviço o mais rápido possível, mas ressaltou que a reativação da plataforma ocorrerá somente após a adoção de todas as medidas necessárias para garantir a segurança do sistema e impedir novas invasões.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.