Com cerca de 80 mortes e quase mil pessoas desaparecidas, além de centenas de imóveis e parte da vegetação queimadas, a Califórnia ainda luta contra o Camp fire: o pior incêndio da história que queima há 11 dias a parte norte do estado.
Ainda em chamas, uma previsão de chuvas traz esperança e deve ajudar a conter os incêndios que já queimaram 60 mil hectares na Califórnia. Com cerca de 80 mortes e quase mil pessoas desaparecidas, além de centenas de imóveis e parte da vegetação queimadas, a Califórnia ainda luta contra o Camp fire: o pior incêndio da história que queima há 11 dias a parte norte do estado.
A previsão é de uma grande tempestade a partir da noite de terça-feira, 20, que pode durar mais dias, até a sexta-feira. Até 10 centímetros de chuva estão previstos para o norte de San Francisco nesses dias. No entanto, as autoridades disseram que não acreditam conter totalmente o fogo antes de 30 de novembro.
O escritório do xerife do condado de Butte anunciou na noite deste domingo, 18, que os restos mortais de 77 pessoas foram recuperados, e que o número de desaparecidos caiu de 1.276 para 993. Não está claro quantas pessoas necessitam de abrigo, mas até 52 mil foram obrigadas a se retirar.
Bombeiros removem destroços, coletando pedaços de ossos queimados e fotografando tudo que possa ajudar na identificação das vítimas. No entanto, as autoridades disseram que as chuvas podem provocar deslizamentos e dificultar a busca por corpos.
Sobre o controle das chamas, cerca de 65% estava contido na noite de domingo, 5% a mais do que no dia anterior, segundo o corpo de bombeiros. O Camp Fire consumiu cerca de 60 mil hectares na região norte.
A cidade de Paradise, com cerca de 27 mil habitantes e localizada na região das montanhas, a 145 quilômetros ao norte da capital Sacramento foi devastada. Habitantes foram evacuados às pressas e agora campanhas na internet tentam ajudar as famílias que perderam tudo com as chamas.
Woosel Fire
Além do Camp Fire, um outro incêndio ativo, o Woosel Fire, mais ao sul do estado, matou outras 3 pessoas. Com isso, no total, o número de vítimas pelos dois incêndios é de 80.
Crédito: KTVU
Fonte: Gazeta