Na próxima terça-feira (18), a Fiesc será palco da apresentação de um projeto inovador para o transporte no litoral catarinense: um planador marítimo elétrico capaz de atingir até 289 km/h e transportar 12 passageiros. O equipamento, desenvolvido pela empresa americana Regent Craft, conta com o apoio da Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI/SC) e tem como entusiasta o medalhista olímpico Lars Grael.
A iniciativa visa conectar cidades litorâneas, portos e aeroportos de forma ágil e eficiente, sem utilizar recursos públicos, sendo financiada integralmente por investidores privados. Embora não seja uma solução para os congestionamentos das rodovias catarinenses, o projeto tem potencial para impulsionar a economia local, atraindo engenheiros e pesquisadores caso a Regent Craft opte por estabelecer um Centro de Inovação no estado.
Desafios e Perspectivas
Em mensagem ao secretário da SAI, Paulo Bornhausen, Lars Grael ressaltou a viabilidade do Seaglider para a costa catarinense, mas destacou a necessidade de definir rotas seguras, levando em consideração fatores como tamanho das ondas, condições climáticas e a interação com outras embarcações, incluindo barcos de pesca e navios de carga. Além disso, será necessário um acordo com a Marinha do Brasil para regulamentação das áreas de operação.
O processo de homologação do Seaglider em Santa Catarina pode levar até quatro anos. Paralelamente, estudos do Banco Mundial, em parceria com o governo estadual, estão revisando o Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (Plamus), com foco na implementação do sistema de ônibus rápido (BRT) totalmente elétrico. Esse estudo, que inclui a análise da origem e destino das viagens na região, deve durar cerca de 12 meses, com expectativa de avanços entre 2028 e 2029, por meio de uma Parceria Público-Privada.
Expectativas da População
Diante de diversas propostas de solução para a mobilidade na Grande Florianópolis, incluindo metrô de superfície, teleférico e transporte marítimo, a população espera que o projeto do Seaglider se concretize e não fique apenas na maquete, como outras iniciativas anteriores.