Um corretor de imóveis foi preso preventivamente em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, sob suspeita de aplicar golpes ao vender o mesmo imóvel para diferentes compradores. Além disso, ele teria se apropriado de valores que deveriam ser repassados aos proprietários.
De acordo com a Polícia Civil, uma das vítimas relatou um prejuízo de R$ 212 mil. A prisão ocorreu na sexta-feira (14), mas só foi divulgada nesta segunda-feira (17). O suspeito, Daniel Neves da Silva, conhecido como "Daniel Sorriso", foi indiciado por estelionato e apropriação indébita. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 540 mil de suas contas para ressarcimento das vítimas.
As investigações começaram em dezembro de 2024, quando sete vítimas registraram boletins de ocorrência. Segundo o delegado Osnei de Oliveira, responsável pelo caso, Daniel vendia imóveis sem que fossem realmente entregues e também cobrava valores sob a justificativa de regularizar documentos, como o pagamento antecipado de IPTU e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
O suspeito encerrara as atividades da DS Imobiliária após aplicar os golpes, mas criou uma nova empresa em nome da esposa para continuar atuando no setor. A Polícia Civil apreendeu documentos e segue investigando o caso.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC) colaborou com as investigações e pede que outras possíveis vítimas denunciem pelo telefone 181 ou pelo e-mail denuncia@creci-sc.gov.br.