O homem de 63 anos identificado como Uberto Gama foi preso na última sexta-feira (11), em Florianópolis, suspeito de abuso sexual mediante fraude. Ele é apontado pelo Ministério Público do Paraná como líder de um grupo espiritual na região metropolitana de Curitiba, onde teria manipulado seguidores por cerca de 20 anos.
Segundo a promotora Tarcila Santos Teixeira, Uberto usava sua posição como “guru” para controlar aspectos da vida dos adeptos — desde casamentos até escolhas profissionais. Casamentos arranjados, decisões pessoais submetidas à sua aprovação e promessas de evolução espiritual faziam parte da doutrinação exercida por ele.
Pelo menos cinco vítimas já prestaram depoimento, a maioria em situação de vulnerabilidade. Quando questionado, o líder reagia com frases que punham em dúvida a fé das vítimas, fazendo com que se sentissem culpadas e desmotivadas a contestá-lo. “Você não está pronta para esse crescimento espiritual”, teria dito em algumas situações, segundo os relatos.
A operação de prisão contou com o apoio do Gaeco de Santa Catarina. Além da detenção, foram cumpridos mandados de busca em locais ligados ao investigado, incluindo uma chácara em Quatro Barras (PR). Documentos, armas e equipamentos eletrônicos foram apreendidos e passarão por perícia.
As investigações continuam, e há indícios de que adolescentes possam estar entre as vítimas. Denúncias podem ser encaminhadas ao Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves), pelo telefone (41) 3225-04022 ou pelo e-mail naves.mp@mppr.mp.br.