
Uma denúncia feita por turistas levou a Polícia Civil a realizar uma inspeção em uma chácara no bairro Ingleses, em Florianópolis, na terça-feira (25). Eles relataram que um peru estaria ferido e recebendo poucos cuidados, mesmo circulando em área frequentada por crianças.
A ação contou com apoio de técnicos da Cidasc, que avaliaram as condições de 52 animais, entre pavões, patos, galos, galinhas, ovelhas e um pônei. Segundo a polícia, o peru teria sido atacado por um gambá e apresentava dificuldade de recuperação. Os demais animais estavam em situação considerada regular.
A proprietária do espaço recebeu um termo circunstanciado por maus-tratos e assumiu o compromisso de cumprir medidas imediatas, como reforço no atendimento veterinário, melhoria na qualidade da água dos animais e instalação de sistema de aeração nos lagos. A Cidasc também notificou o local para ajustes administrativos e acompanhamento técnico.
Em nota, a chácara negou maus-tratos, afirmou que o peru — chamado Fred — está debilitado principalmente pela idade e garantiu que nenhum animal foi removido do local. Segundo a administração, as orientações apontadas na inspeção já estão sendo aplicadas, e o animal segue em tratamento veterinário para se recuperar do ataque.
