
Um grupo de 125 cidadãos argentinos foi impedido de entrar em Santa Catarina na noite de segunda-feira (1º), depois que dois ônibus foram abordados pela Polícia Federal em Guaraciaba, no Oeste do estado. De acordo com a PF, os passageiros cruzaram a fronteira sem realizar o controle migratório obrigatório e tinham como destino o Vale do Itajaí, onde trabalhariam na colheita de cebola e fumo.
Após a interceptação, todos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira — município que faz divisa com a Argentina e o Paraguai — para identificação. Eles receberam multa e foram notificados a deixar o território brasileiro por evasão ao controle migratório. O valor das penalidades não foi divulgado.
A investigação aponta que os ônibus haviam passado pelo posto da Polícia Rodoviária Federal pouco antes da abordagem. Os estrangeiros tinham embarcado ainda em Dionísio Cerqueira e, segundo a PF, seguiriam para Ituporanga, no Vale do Itajaí, onde iriam atuar na colheita. Os motoristas prestaram depoimento e foram liberados.
Um inquérito foi instaurado para apurar possíveis crimes relacionados ao transporte do grupo.
