
A Polícia Federal apreendeu 613 kg de cocaína e prendeu dois homens durante uma grande operação realizada na tarde de terça-feira (2), em Blumenau, no Vale do Itajaí. A ação, voltada ao combate ao tráfico internacional de drogas, contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.
A droga foi localizada em um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas. Segundo a PF, o entorpecente estava escondido dentro de um bunker subterrâneo, cuja entrada precisou ser aberta com o uso de máquinas pesadas.
Após a apreensão, as informações levantadas levaram a Polícia Federal a representar pela prisão de outro suspeito e pelo cumprimento de mandados de busca em um endereço residencial em Florianópolis. No local, foram apreendidos diversos bens de alto valor, como veículos, embarcações, joias e documentos.
Durante as investigações, a PF apurou que a empresa funcionava como fachada para um esquema contínuo de envio de cocaína para a Europa. O imóvel em Blumenau seria utilizado para o preparo e o armazenamento da droga antes do transporte internacional.
As apurações também indicam a existência de uma estrutura criminosa internacional com base operacional em Santa Catarina, reunindo empresários, apoio logístico de brasileiros e liderança de estrangeiros. Entre os investigados, foram identificados cidadãos britânicos procurados internacionalmente, com histórico de envolvimento com o tráfico de drogas na Inglaterra.
