
O Corpo de Bombeiros Militar em Lauro Müller atendeu à uma ocorrência referente a um derramamento de produto químico perigoso no hospital do município, decorrente do transbordamento da embalagem de armazenamento. As equipes chegaram ao local por volta das 10h21 desta terça-feira (16).
A substância, classificada como corrosiva, liberou vapores irritantes e contaminou o piso da lavanderia hospitalar.
A guarnição entrou em contato com o responsável técnico pelo produto, buscando identificar a substância, avaliar os riscos à saúde e ao meio ambiente e definir as ações de controle da emergência.
Após a devida paramentação, dois bombeiros acessaram a área contaminada e realizaram o controle da fonte, estancando o vazamento por meio do isolamento das linhas/mangueiras envolvidas e do recipiente avariado, prosseguindo com o fechamento da embalagem.
Quanto ao produto derramado, o responsável técnico informou que no local existia um agente neutralizante compatível, destinado à neutralização do produto químico e mitigação dos vapores. Seguindo as orientações técnicas do fabricante e os procedimentos de segurança, a guarnição aplicou o agente neutralizante, promovendo a neutralização da substância, a eliminação dos vapores e a estabilização da emergência.
Após a confirmação de que o ambiente estava controlado, ventilado e seguro, a área foi isolada até a chegada da equipe da empresa responsável pelo produto que assumiu os procedimentos de limpeza, destinação e gerenciamento do resíduo químico.
Por fim, a guarnição prestou as orientações de segurança aos responsáveis pelo local e retornou ao quartel.
Foto: Divulgação/CBMSC.
