
De acordo com dados da Operação Estação Verão, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os municípios que compõem a região do 8º BBM não apresentaram mortes por afogamento. Entre os dias 13 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, foram contabilizados 120 salvamentos nas praias, além de 210.000 ações de prevenção, que incluem orientações aos banhistas, sinalizações de risco e intervenções diretas dos guarda-vidas nas praias.
De acordo com a corporação, os resultados foram significativos, reforçando a eficiência do trabalho preventivo e de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar durante esse primeiro período, caracterizado pelo grande fluxo de veranistas nos municípios litorâneos. Os bombeiros avaliam que o trabalho preventivo segue como o principal fator para a redução de acidentes graves no litoral.
Durante o período, também foram registradas 1.368 ocorrências relacionadas a queimaduras por águas-vivas, todas atendidas pelas equipes de serviço, e um total de 39 registros de crianças perdidas, que foram localizadas e devolvidas com segurança aos responsáveis.
Um dos principais destaques da operação é que não houve nenhuma morte por afogamento na área de atuação do 8º BBM, resultado direto da presença constante dos guarda-vidas, do monitoramento das condições do mar e da atuação integrada com os coordenadores de praia.
O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, ressaltou o empenho das equipes:
“Os resultados alcançados até aqui demonstram o alto nível de comprometimento, preparo técnico e dedicação dos nossos guarda-vidas e coordenadores de praia. A ausência de mortes por afogamento na área do 8º BBM é fruto de um trabalho diário, preventivo e integrado, que prioriza a preservação da vida. Nosso reconhecimento e agradecimento a todos os militares envolvidos na Operação Estação Verão.”
