
Após a divulgação da ocorrência, o delegado Bruno Fernandes, da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor/Deic), apresentou mais detalhes sobre a operação Coleta Seletiva em um vídeo divulgado pela Polícia Civil de Santa Catarina. A ação resultou na prisão do prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), além de outros dois investigados.
Assista:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
No vídeo, o delegado explica que a operação é fruto da conclusão de um inquérito que apurou um suposto esquema de corrupção envolvendo fraudes em processos licitatórios e na execução de contratos públicos, além do repasse de valores indevidos a agentes políticos. Segundo ele, as investigações indicam que as irregularidades teriam se iniciado em 2016 e continuado mesmo após mudanças na gestão municipal, se estendendo até o período atual.
Bruno Fernandes também detalha que, nesta segunda fase da operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, 16 mandados de busca e apreensão e duas medidas de afastamento cautelar de agentes públicos de suas funções. Além disso, houve o sequestro de bens e valores que somam aproximadamente R$ 1 milhão.
As diligências ocorreram simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão, com a participação de cerca de 50 policiais civis da Deic e da 18ª Delegacia Regional de Polícia. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.
O delegado reforçou que as investigações seguem em andamento e que novas fases da operação não estão descartadas. A Polícia Civil orienta que informações oficiais sobre o caso sejam acompanhadas pelos canais institucionais.
