
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou denúncia contra o homem preso em Araranguá por divulgação do nazismo. O veículo dele foi encontrado em via pública adesivado com símbolos nazistas e mensagens de cunho extremista pela Polícia Militar. O caso ocorreu na última quinta-feira (22), por volta das 16 horas.
Segundo a denúncia da 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, policiais foram acionados para verificar um automóvel que estaria trafegando exibindo uma suástica e frases de caráter discriminatório. Ao localizar o carro, os agentes confirmaram a presença do símbolo associado ao nazismo, acompanhado da mensagem “Brasil Guerra Civil Já”.
Durante a abordagem, foram encontrados um revólver calibre .38 e seis munições do mesmo calibre. A arma, embora de uso permitido, estaria com o registro vencido desde 2012, o que caracterizaria porte e posse em desacordo com a lei.
Diante dos fatos, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior sustenta que a conduta configuraria crime de divulgação do nazismo e no crime de porte ilegal de arma de fogo.
Além da responsabilização criminal, o MP solicitou que seja fixado o valor mínimo de R$ 20 mil a título de indenização por dano moral coletivo, a ser revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), para aplicação em projetos de interesse da sociedade. A denúncia foi oferecida nesta segunda-feira (26), mas ainda não foi recebida pelo Poder Judiciário.
