quinta, 18 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
19/08/2019 23h00

Para onde caminha a fotografia? : invenção completa 180 anos hoje

Completando seus 180 anos de existência no dia 19 de agosto, data oficial da invenção, na realidade seus experimentos começaram muito antes disso
Para onde caminha a fotografia? : invenção completa 180 anos hoje

Creio que os nativos digitais, aqueles que nasceram e cresceram com as tecnologias presentes em suas vidas, não conseguem imaginar como seria o mundo sem elas. Isso inclui a fotografia. Completando seus 180 anos de existência no dia 19 de agosto, data oficial da invenção, na realidade seus experimentos começaram muito antes disso.

A trajetória da fotografia é curiosa, ela não nasceu de um dia para o outro, ela não foi descoberta como muita gente pensa, ela é fruto da persistência, determinação, muito estudo, pesquisa, paixão e sonho de algumas pessoas. O princípio da captura de imagem em uma Câmera Escura surgiu há muito tempo. Existem relatos desta técnica no século V (a.C), na China, na Grécia Clássica, no século V, e em experimentos com microscópio, no século XVII. Muitos foram os relatos do uso da Câmera Escura, mas o grande desafio era o de fixar a imagem que ela projetava.

Era 1810, em Borgonha, Nicéphore Niepce perseguia essa ideia dia e noite, utilizando diversos experimentos. Em 1822, Niepce desceu para a sala de jantar segurando uma placa de estanho coberta de betume da Judeia que delineava uma paisagem da cidade. Sua esposa o esperava para o jantar, ele ficou parado olhando para ela, como quem quisesse ouvir alguma coisa. Está vendo a paisagem, disse ele. Sim, respondeu alegre. No entanto, a alegria durou pouco, dias depois a imagem havia desaparecido.

Na mesma época, o pintor e inventor francês Louis Daguerre resolveu o problema da falta de fixação mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, conseguindo fixar a imagem. As primeiras imagens necessitavam de 8 horas de exposição ao sol para fixar. Outros pesquisadores e inventores também estavam empenhados nesta descoberta, como William Talbot e Hércules Florence, francês residente no Brasil, ambos contribuíram muito com este processo. No entanto, foi Daguerre que lançou a versão final. Em 19 de agosto de 1839, a França anunciou ao mundo o daguerreotipo, uma câmera escura capaz de reproduzir imagens. Sua comercialização e expansão começou a partir desta data.


As primeiras fotografias seguiam o estilo das pinturas em telas e retratavam a natureza, lugares, paisagens e ruas. O gênero de fotografia natureza-morta trazia as referências nas artes. Elas retratavam vasos com flores, cestas com frutas, mesas compostas com diversos elementos, como xícaras, bules, flores, com objetos inanimados. O segundo desafio, após conseguir fixar a imagem, era o de diminuir o tempo de exposição em frente a câmera para poder registrar pessoas e fatos do cotidiano. Por algum tempo as imagens eram de cenários inanimados pelo fato de exigir horas de exposição para captar a imagem.

Foto na imprensa

As revistas foram pioneiras na utilização de fotografias em suas edições, a partir de 1900. Os jornais começaram a publicar de forma mais gradual por volta da segunda metade do século XX. Ao lado temos a primeira publicação da revista em maio de 1900, que traz uma foto sobre a festa do IV centenário do descobrimento do Brasil.

As primeiras fotos registradas como acontecimento jornalístico mundial e que circularam em grande escala na imprensa foram realizadas nas grandes guerras. Tais fotos não só popularizaram, mas também alavancaram o mercado de fotografia jornalística no mundo.



A popularização Fotografia

Em 1888, a marca Kodak foi registrada, ela tinha um filme de 100 poses e era bem mais fácil de utilizar. Seu slogan era “Você aperta o botão, a gente faz o resto”. Em 1895, foi lançada a Kodak Pocket, primeiro modelo de câmera de bolso. Em 1900, a ideia era a de popularizar mais ainda seu uso, e lançaram o modelo Brownie, custando 1 dólar e foi a primeira considerada acessível.


As primeiras fotos coloridas começaram a surgir por volta de 1940

A Kodak demorou para acreditar nas câmeras digitais. Apenas em 2001, anunciou a sua primeira versão digital ao mundo. No entanto, com a popularização, acabou perdendo mercado para outras empresas como a Nikon, Canon, Appel, etc. Fatores como diminuição de custos e de tempo facilitaram o processo fotográfico digital.

A fotografia digital mudou a forma de registrar os acontecimentos, que passaram a transmitir em tempo real pela internet as imagens. A imprensa também passou a receber as imagens dos fatos praticamente em tempo real.


O futuro da fotografia

A fotografia é considerada uma das principais invenções da humanidade. Com quase duzentos anos, percebemos que ela ainda vem se transformando e se adaptando às novas tecnologias. A fotografia não é uma invenção estanque, ela é hibrida, é versátil.

Apesar da fotografia ter o poder de fazer com que as pessoas voltem ao passado por meio das emoções que ela remete, ela também provoca as empresas a pensarem cada vez mais em novas possibilidades do seu uso no futuro.

O artefato que surgiu com quase 50 quilos, agora pesa gramas e se uniu a outras tecnologias, como o celular, o tablet, o computador, e mais recentemente ao drone, em que a pessoa pode fotografar lugares inacessíveis, como o fundo do mar ou montanhas. A Inteligência Artificial dos celulares deu um ganho a mais ao uso da fotografia que trouxe muitas outras funcionalidades para as câmeras.

Não se pode esquecer que estamos vivendo uma era de revolução tecnológica, em que Internet of Things – IoT (internet das coisas) está cada vez mais no dia a dia das pessoas. As possibilidades são inúmeras, como se tem visto com o passar dos anos. A câmera foi incorporada aos celulares, como falamos anteriormente, e mais recentemente aos drones. Também podemos falar da criação de novas profissões, do seu uso para fotografar em lugares inóspitos, segurança da população e tantas outras funcionalidades. Como podemos ver as funções da fotografia estão cada vez mais ampliadas. E, neste dia da fotografia, só uma coisa é certa, sabemos de onde ela veio, mas não conseguimos imaginar até onde ela poderá ir.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Unisul Hoje
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.