sábado, 20 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
30/06/2020 18h14

Como resolver o desconforto causado pelo uso da máscara?

O clínico geral da Pró-Vida de Tubarão, Dr. Peter faz algumas orientações quanto ao uso correto da proteção facial
Como resolver o desconforto causado pelo uso da máscara?
Diante da atual pandemia do novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março, muitas perguntas sobre a doença continuam sem respostas. Não há, até o momento, vacinas e nem tão pouco medicamentos que evitem ou eliminem o Sars-CoV-2, causador da Covid-19. A certeza, no combate ao vírus, é se proteger: fazer a higiene constante das mãos, com água e sabão ou álcool em gel (70%) e usar máscara. São medidas efetivas que precisam ser realizadas, mas como se acostumar com essa nova realidade? 


“A máscara cirúrgica ou caseira é uma grande aliada para evitar a disseminação do vírus, já que muitas pessoas são assintomáticas e espalham a doença sem nem saberem que são portadoras. O perigo existe. É invisível e está no ar. Por isso, todo cuidado é pouco. Precisamos mudar. Não podemos fazer mais as coisas como antigamente. Muitas pessoas reclamam porque tem que usar a máscara. Situação que é inicialmente complicada, mas precisa fazer parte do cotidiano. Não há outro caminho. Use máscara “, indica o médico clínico geral do Complexo Médico Pró-Vida, Dr. Peter da Silva Henrique.


Entre as queixas mais relatadas ao profissional pelo uso da proteção facial são abafamento, aperto na orelha, embaço dos óculos, coceira no nariz e tantos outros desconfortos.


“Ao colocar a proteção, máscaras e mãos precisam estar limpas. Primeiramente tem que ajustar ela conforme ao rosto, de forma que não incomode. Isso quer dizer que as alças tem que ser confortáveis. Tem que se usar sempre um modelo de máscara que ajuste a circunferência da cabeça. A máscara não é a mesma para todo mundo”, orienta o médico.


Além do tamanho e formato da máscara, Dr. Peter também indica algumas adaptações para quem usa a proteção com óculos.

PUBLICIDADE

“O ideal após colocar a máscara, ajustar os óculos de forma que ele fique acima do tecido ou material, prendendo no nariz, assim não embaçará as lentes. Caso continue embaçado quando se respira, pode-se também prender o material a pele com uma esparadrapo micropore ou ainda, pode-se colocar um fio, tipo de prendedor plástico, por dentro do tecido e ajustar ao nariz e como os óculos é um artigo de uso pessoal, precisa ser constantemente higienizado”, completa.


Como fazer para espirrar ou tossir de máscara?


Usar a máscara além de fazer os ajustes ideais para que a proteção não se torne um viés para a contaminação, alguns cuidados também tem que ser realizados na hora de eliminarmos algumas secreções pelas vias aéreas.


“É comum vermos pessoas tirando a máscara para tossir ou até antes de espirrar, situações que estão completamente erradas. A máscara, tanto de tecido, cirúrgica ou face shield é uma proteção, então exatamente na hora de espirrar é o momento em que se elimina uma grande quantidade de partículas que podem estar infectada, percorrendo em uma distância maior. O correto é que se perceber que vai tossir ou espirrar e com isso vai sujar a máscara, não a retire. Use o cotovelo para não contaminar as mãos e depois disso remova a máscara, lave novamente as mãos e coloque uma nova máscara limpa. O ideal é sempre carregar uma de emergência”, alerta Dr. Peter.


O que fazer se você estiver suando de máscara?


Algumas pessoas sentem calor ao colocar uma máscara, outras chegam até a suar ou se abafar. Questões que precisam de orientação profissional para facilitar a convivência com o atual equipamento de proteção individual.


“Quando se respira, esfriamos. Ao usarmos uma máscara que eventualmente esquenta o ar mais rapidamente, pode nos levar a ter uma temperatura um pouco mais elevada e consequentemente sentir mais calor, especialmente se o ar no local estiver mais úmido. Tente se resfriar e beber um pouco de água. Caso, além de calor a pessoa sentir também tontura ou o coração bater mais acelerado, precisa sair desse ambiente e procurar uma unidade de saúde. Atenção também as máscaras de tecido que precisam ser trocadas a cada duas horas ou quando apresentar sujidades ou umidades”, alerta o clínico geral.


PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.