Mas até hoje sinto o gostinho do waffle com o café preto, ficou na memória de tão gostoso e tão peculiar foi o momento. Largamos as bonecas para comer. Que delícia! Ela fazia naquelas prensas de ferro fundido que se põe sobre a chama do fogão e aquece de um lado, vira e faz o outro, e era em formato de florzinha que dava uma delicadeza àquela massinha com textura quadriculada.
O waffle surgiu na Idade Média, atual Bélgica, um cozinheiro foi preparar a hóstia e usou essa matéria-prima para produzir em uma prensa de ferro, e assim surgiu o Waffle. É uma massa doce com farinha de trigo, manteiga, ovos e leite, a clássica que tive o prazer de comer na infância. Waffle do inglês se pronuncia “uáfol”, também chamado de Gofre em Portugal (do francês “gaufre”).
Variadas são as máquinas para se fazer o waffle, e hoje se utilizam outras farinhas que atendam a restrições alimentares, como essa que produzi. Ele é muito saboroso para se consumir logo após o preparo, mas é possível congelar também. E vamos à receita...
Para essa receita vamos precisar de:
Para a massa:
Para a cobertura:
Modo de preparo:
Amassar a banana com um garfo, acrescentar o ovo, mexer e misturar bem, reservar. Misturar os ingredientes secos: a farinha de arroz integral, o sal, o fermento, o xilitol. Após esse procedimento misturar ao leite frio juntando a banana e o ovo. Mexer bem todos os ingredientes. A máquina de waffle já pode estar sendo aquecida, untar com manteiga para não grudar a massa na prensa. Com uma concha, virar a massa sobre a prensa, quantia que não transborde, fechar a máquina e aguardar 3 minutos, verificar se está dourada a gosto. O ponto é a gosto. Retirar o waffle da máquina de prensar, com auxílio de uma espátula.
Cobertura:
Essa receita é apropriada para diabéticos pois não possui açúcar no preparo, nem trigo, também para celíacos pois não possui glúten na farinha de arroz integral. A cobertura também foi com doce de leite zero açúcar.
Quando retirar o waffle da máquina prontinho, colocar em um pratinho de sobremesa onde será servido. Ainda quente, colocar o doce de leite por cima e espalhar, delicadamente, com uma espátula. Depois de uns 5 minutos estará frio, acrescentar os morangos picadinhos.
DICA:
Para untar a prensa, usar o utensílio pincel culinário de silicone, prático e fácil de lavar. A manteiga geralmente está endurecida, eu tiro da geladeira e coloco uma a duas colheres de sopa num recipiente próprio para microondas e aqueço por 15 segundos. Ela fica cremosa e facilita untar o recipiente. A espátula para retirar o waffle da prensa sugiro a de silicone, sendo que a maioria das prensas são antiaderente, e essa espátula evita que arranhe e posteriormente comece a grudar a massinha.
Caso o doce de leite esteja bem encorpado, antes de colocar sobre o wafflle, pode ser aquecido por 10 segundos no microondas para dar textura mais mole, facilitando espalhar sem danificar o waffle. Importante tirar o doce de leite do vidro pois contém rótulo e pode queimar no microondas. Colocar em outro recipiente para depois aquecer.
A banana uso a orgânica que é, naturalmente, mais doce e macia. O doce de leite zero açúcar se encontra em supermercados e casa de produtos naturais. É possível fazer com doce de leite tradicional e usar açúcar no preparo, daí substituir por duas colheres (rasa) de sopa de açúcar branco ou demerara, ou outro de sua preferência.
Essa receita rende dois waffles tamanho da prensa tradicional.
Instagram: @claudialevandoski