sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
22/05/2022 21h39

Gente Daqui: esse homem coordena uma comunidade em Capivari de Baixo. Sabe quem é?

Conhecido como um líder, ele é um homem simples e que só quer o melhor para todos de Ilhotinha.
Gente Daqui: esse homem coordena uma comunidade em Capivari de Baixo. Sabe quem é?
Algumas pessoas são conhecidas pela voz que dão a causas e comunidades. José Carlos Mendes, ou “Tinho”, como é chamado pelos amigos, é uma dessas pessoas. Nascido em Tubarão, ele mora em Capivari de Baixo, onde há a comunidade quilombola de Ilhotinha – umas das 15 conhecidas no Estado –, que ele coordena. Tinho também é presidente da Associação Palmares de Ilhotinha. Você já ouviu falar dele?


Os quilombolas são os remanescentes de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no país entre outros grupos que viviam nos chamados quilombos. Saiba mais aqui.

PUBLICIDADE

Solteiro, pai solo, ele possui dois filhos: Luiz Ricardo e Cleiton. Segundo definição do próprio Tinho, entre as suas marcantes estão a empatia e o altruísmo. E isso já vem desde berço, aprendeu na infância humilde. “Éramos quatro irmãos, um já falecido. Meu pai, assalariado, era pedreiro”, conta, relembrando um passado distante, época dourada.


São muitas atividades que ele realiza atualmente em Ilhotinha, acompanhando as demandas da comunidade em Capivari de Baixo. Nesse lugar, o que ele mais gosta de fazer é ‘semear’. “Já dizia Exupery ‘O essencial é invisível aos olhos’”, cita Tinho, sobre sua missão de vida. “Jamais saberemos quantos jovens foram tocados por uma frase, uma palavra. Isso faz muita diferença, é realizador!”.

PUBLICIDADE
Quando pensa no futuro e o que ainda deseja conquistar, Tinho olha também para o coletivo que o cerca. “Sonho que nosso povo, o povo brasileiro, acredite e tenha esperança de que é possível viver descentemente com qualidade de vida e dignidade para todos”, resume. E nessa luta diária, por justiça, ao desgruda da família. “Esse amor é tudo para mim”.


Tinho sente na pele a responsabilidade de representar uma comunidade. E agradece pelo carinho e reconhecimento de todos ali. Mas é simples em suas escolhas para a vida. “Quero ser lembrado como alguém normal, com minhas virtudes e defeitos. Mas com grande capacidade de amar. Procuro estar sempre perto disso, não há valor maior”, conclui o coordenador da comunidade.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.