Todos os domingos até as eleições em outubro, o Portal HC trará um partido para o eleitor escolher aquele que mais se identifica
O quadro “Qual é o Partido?” do HC Notícias traz um resumo de alguns partidos políticos que concorrerão às eleições de 2022 em Santa Catarina. O intuito é levar informações aos eleitores para que possam escolher aqueles com os quais mais se identificam na hora de votar na urna. O terceiro da lista é o Partido Liberal (PL).
Em 25 de junho de 1985, o Diário Oficial da União publicava o Manifesto, o Programa e os Estatutos de um novo partido político brasileiro, fundado dois dias antes no Rio de Janeiro: o Partido Liberal. O PL conviveu com a chamada Nova República e concorreu às eleições executivas, parlamentares e presidencial no período de 1987 até os dias atuais.
Em 2003 o Partido Liberal promoveu a incorporação do Partido Geral dos Trabalhadores (PGT) e do Partido Social Trabalhista (PST). Em 2006, o Partido Liberal (PL) e o Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) se uniram e formalizaram processo de fusão aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e criaram o Partido da República (PR). Já no ano de 2019, a agremiação homologou a mudança da denominação do Partido da República (PR) para Partido Liberal (PL). Atualmente, a sigla conta com 770.662 filiados.
Para as Eleições de 2022, o Partido tem como candidato à Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, tendo como vice-presidente Walter Braga Netto. Em Santa Catarina, o PL lançou o nome de Jorginho Melo como candidato ao Governo do Estado, e Marilisa Boehm como vice-governadora.
O Partido Liberal é inspirado nos princípios da liberdade com igualdade social, da solidariedade e da dignidade da pessoa humana, e reconhece a atividade essencialmente ética da política e a sua busca, permanente, pelo bem comum. Defende reformas estruturais no Estado que devem eliminar a injustiça social, fomentar o desenvolvimento, impedir a concentração de riquezas, vencer o atraso e aprimorar as relações do capital com o trabalho.
Ainda no seu Manifesto, o partido ressalta que a tecnologia deverá estar a serviço do homem, assegurando um meio-ambiente ecologicamente equilibrado e uma exploração econômica adequada de nossas riquezas naturais. A Amazônia deve ficar a salvo dos desmatamentos que causem impacto ambiental, da depredação e da cobiça internacional.
O Partido Liberal pretende lutar pelo desenvolvimento econômico e pela modernização social do Brasil, construindo uma sociedade mais justa, com desenvolvimento e liberdade, sendo essas as bandeiras de lutas, instrumento de ação política e conquista do poder do partido.