ÓTIMA ESCOLHA
O presidente da Fundação Lagunense de Meio Ambiente, Dener Vieira, foi escolhido para representar o projeto "Cadeia Para Maus-Tratos" na região sul da Amurel. Em colaboração com o Deputado Estadual Delegado Egídio Ferrari, embaixador do projeto em Santa Catarina, Dener conseguiu recursos para Laguna e outros municípios necessitados através de emendas parlamentares.
CADEIA PARA MAUS TRATOS
O movimento "Cadeia Para Maus-Tratos" é uma iniciativa nacional que visa conscientizar a sociedade sobre a proteção animal e os impactos negativos dos maus-tratos em animais e pessoas. O projeto também advoga por justiça e punições adequadas. A palestra foi realizada na sede da Amurel, e o tema principal foi "Maus-Tratos" na região sul da Amurel.
INTERVENÇÃO PARTIDÁRIA 1
Circulou notícia na última semana no estado de que o PSD local estaria de malas prontas para apoiar o ex-governador Carlos Moisés como candidato a prefeito na eleição municipal de 2024. Soa muito estranho essa notícia, uma vez que o prefeito Jairo Cascaes, líder do PSD local, tem a pretensão de ir para a reeleição.
INTERVENÇÃO PARTIDÁRIA 2
Toda essa articulação está vindo de cima da alta cúpula do PSD, uma vez que o partido está pensando apenas nas eleições de 2026 e fazendo acordos com possíveis candidatos a governo ou ao Senado, como seria o caso de Carlos Moisés, que já sinalizou essa intenção.
INTERVENÇÃO PARTIDÁRIA 3
Caso realmente essa intervenção municipal tiver êxito e se Moisés ganhar a eleição, o caminho para o PSD estaria aberto para lançar seus candidatos sem Moisés na parada. Caso Moisés seja derrotado em 2024, sobraria para ele a vaga de candidato a deputado federal com apoio total da coligação onde o PSD estiver. O que Moisés tem a perder? Nada. O difícil é saber se a cúpula dos notáveis que se reúnem semanalmente em reunião secreta conseguem tirar de Carlos Moisés que ele será mesmo o candidato preferido do Progressistas, mesmo sendo presidente do Republicanos. Mas partido nessa hora pouco importa.
ACORDOS VALE TUDO
Voltando ao PSD, que mereceria uma página devido aos últimos acontecimentos tanto em Joinville, Blumenau e Florianópolis, onde o partido NOVO assinou uma carta de intenções com o PSD, tendo termos assinados pensando nas eleições municipais, onde o PSD não lançaria candidato em Joinville e Blumenau, em contrapartida o NOVO também não colocaria candidato na capital e apoiaria a reeleição do atual prefeito Topázio que é do PSD.
FATOS & FATOS
Se está acontecendo em outras cidades, o colunista Prisco Paraíso em sua coluna da semana passada diz que Tubarão terá uma investida maciça do mesmo modo operando dentro do partido. Só que desta vez aqui não seria com o NOVO e sim com o Republicanos de Carlos Moises. A garantia para que Carlos Moisés aceite ser candidato seria o apoio do Progressista que está sendo o grande avalista desse acordo, mais o União Brasil é o próprio PSD.
PREFEITO JAIRO FALOU
Conversando com o prefeito Jairo por telefone sobre tudo isso, ele me disse que está tranquilo, que é partidário e que no momento pensa apenas trabalhar pela cidade. Quanto à política, só vai definir se é ou não candidato à reeleição no meio do primeiro semestre de 2024. Salientou ainda que seu partido, o PSD, vem crescendo muito no estado e aqui a responsabilidade do partido é dele e do diretório. Sobre as articulações que estão sendo feitas pelo estado, disse que ninguém ainda falou com ele sobre o assunto.
APENAS UMA FOTO
Dizem que uma foto vale mais que mil palavras. Neste caso, nem tanto. A foto que circulou no meio político da cidade teve vários comentários a respeito. Primeiro, em época pré-eleitoral, todos os partidos conversam entre si. No caso específico desta foto, onde se sentaram à mesa o presidente do Partido dos Trabalhadores de Tubarão, Mateus Madeira, e o presidente do União Brasil, Flávio Alves, foi apenas um encontro casual e, segundo Mateus Madeira, o União Brasil faz parte do governo Lula e nada melhor do que colocar a conversa em dia. Hummm!
REELEIÇÃO MERECIDA
O Comitê da Bacia Hidrográfica de Tubarão e o Complexo Lagunar reelegeram Woimer Lock Back como presidente, tendo como vice Patrício Filet e secretário Rafael Matos e demais parceiros do Comitê. Dois grandes desafios devem ser a meta do Comitê para os próximos 10 anos (sem exagero). Primeiro, tentar readaptar ou fazer um novo projeto para a dragagem do rio Tubarão, que irá custar mais de 3 milhões de reais. O segundo desafio, o mais complexo e delicado, é tentar buscar junto ao poder público e privado um financiamento na ordem de 600 milhões de reais para fazer a tão histórica dragagem. Tarefa árdua que o Comitê tem pela frente.
ENTREVISTA TUBÁ SÁBADO
A entrevista deste sábado vai conversar com o experiente e de ótima conversa sem tema específico com o presidente da Copagro Dionísio Bressan Lemos. Vai ser neste sábado a partir das 10:00 hs pelas ondas da Rádio Tubá FM 104.9. É claro que assuntos políticos e sobre as últimas cheias em Tubarão tomarão a maior parte do debate. Imperdível!