Um outdoor em chamas e com fumaça foi a estratégia escolhida para alertar sobre os perigos das queimadas em Goiás. O equipamento instalado simula chamas consumindo o couro de uma onça-pintada e as penas de uma arara. A tecnologia empregada dá a sensação de que a peça de comunicação está “viva”.
Em um dos painéis, o couro da onça impresso com verniz é simulado junto com uma textura, dando o aspecto 3D com as cores preta e amarela. O amarelo tem uma parte bem iluminada, configurando as chamas do fogo. A fumaça se espalha pela ilustração, por meio de difusores com gelo seco durante o dia. À noite, luzes especiais completam a imagem.
Confira vídeo de outdoor em chamas:
Outro painel tem a imagem das penas de uma arara impressa. A engenharia de comunicação também dá a sensação de que a parte do animal está sendo queimada. Os difusores de fumaça completam ideia de realidade.
Os equipamentos vêm com uma mensagem de alerta sobre o assunto. “Incêndios florestais destroem o Cerrado e quem vive nele. Ligue 193 e denuncie”, diz o painel de comunicação, que foi contratado pelo Governo de Goiás.
Queimadas em Goiás
O Estado de Goiás soma 3.274 queimadas neste ano, conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O total é 72% maior do que os 1.899 focos de calor registrados nos oito primeiros meses de 2023.
O Cerrado apresenta aumento de 83% nos focos de calor neste ano. Em 2023, até 5 de setembro, foram 24.953 queimadas. Em 2025, no mesmo período, já são 45.809.