A ilustradora catarinense Camila Rosa, de 36 anos, é a responsável pela capa da edição de 100 anos da revista norte-americana The New Yorker, uma das publicações mais prestigiadas do mundo. O desenho da artista, natural de Joinville, já pode ser visto circulando pelas ruas de Nova Iorque.
A tradicional revista, que celebra seu centenário em 21 de fevereiro de 2025, mantém a tradição de reinventar seu icônico mascote, Eustace Tilley, a cada edição comemorativa. Criado pelo editor de arte Rea Irvin em 1925, o personagem — um cavalheiro de cartola e monóculo — tem sido reinterpretado por diferentes artistas desde 1994. Desta vez, Camila teve a oportunidade de dar sua própria versão à ilustração.
Atualmente morando nos Estados Unidos, a artista contou ao NSC Total que sua jornada até a capa da The New Yorker começou em 2023, quando foi convidada a criar um rascunho para a edição de 98 anos da revista. O projeto, no entanto, não avançou na época. Em 2024, Camila decidiu tentar novamente e enviou um novo e-mail reforçando seu interesse. Quatro meses depois, recebeu o convite para finalizar sua arte.
"Eu estava em Joinville passando o Natal com a família quando recebi o retorno, contou ela, em entrevista ao NSC Total. Foi tudo muito rápido, tive que correr contra o tempo para entregar o trabalho finalizado. Quando voltei aos EUA, confirmaram que a ilustração sairia na capa. Foi um momento de muita felicidade, porque essa revista tem um peso enorme para qualquer ilustrador", revelou.
Para a edição histórica, Camila redesenhou Eustace como uma mulher latino-americana. Seu objetivo era representar a diversidade da América Latina, trazendo uma personagem feminina com traços e cores que refletem essa identidade.
"Queria destacar a presença feminina e a diversidade. É muito importante ter uma mulher latina na capa de uma das revistas mais respeitadas do mundo", explicou a artista, que já colaborou com marcas como Nike e Itaú.