Um casal de influenciadores de Pomerode, no Vale do Itajaí, virou alvo de apuração do Ministério Público de Santa Catarina após publicar nas redes sociais um vídeo com supostas “verdades” sobre o povo catarinense. No conteúdo, divulgado no dia 10 de julho, Jenifer Milbratz Stainzack e Cleiton Stainzack sugerem que certos grupos "nunca deveriam ter vindo" para o estado e fazem críticas a ideologias e posturas de outras regiões do país.
Relembre o vídeo:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
As declarações geraram reação pública e política. A vereadora de Florianópolis Ingrid Sateré Mawé (Psol) formalizou uma denúncia ao MP, classificando o vídeo como um "grave episódio de incitação à discriminação e à xenofobia contra migrantes", com foco em discursos que, segundo ela, historicamente marginalizam nordestinos e nortistas em Santa Catarina.
Em resposta à repercussão, Jenifer afirmou que ela e o marido vêm recebendo ameaças, inclusive contra os filhos pequenos, e que pretendem tomar medidas legais contra os responsáveis. Ela nega que o conteúdo seja xenofóbico e diz que o vídeo expressa apenas opiniões sobre cultura e política no estado, dentro do direito à liberdade de expressão. Até esta sexta-feira (18), o casal ainda não havia registrado boletim de ocorrência. A 40ª Promotoria da Comarca da Capital confirmou que analisa a denúncia.