Depois de 16 meses seguidos de aumento, o preço do café começou a cair nos supermercados brasileiros. Dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicam uma redução de 0,18% entre os dias 16 de junho e 15 de julho.
A queda já era prevista para o segundo semestre, puxada pela intensificação da colheita nas lavouras brasileiras, que acontece entre março e setembro, com pico entre junho e julho. A expectativa é de que os preços sigam recuando nas próximas semanas. No entanto, o cenário ainda é incerto devido à nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao café brasileiro, o que pode afetar diretamente as exportações — atualmente, o país é responsável por 16% das vendas externas do setor.
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) avalia que, em caso de retração nas compras pelos EUA, outros mercados como China, Índia, Indonésia e Austrália podem absorver parte da produção nacional, já que também são consumidores relevantes do produto.