
COLUNA
POLITICANDO
EDITORIAL I
Secretários incompetentes e despreparados para o cargo que ocupam não devem continuar em hipótese alguma. Estes deveriam sair o quanto antes, uma vez que não agregam em nada no processo técnico e muito menos no processo político. É verdade que tem secretários que simplesmente conseguem se manter no cargo somente administrando fofocas e perseguição a seus desafetos, e os resultados da sua gestão são evidentemente pífios. Mas por que são indicados e como são indicados? São muitas vezes indicados por partidos políticos e não possuem currículo administrativo para exercer tais cargos que por ora ocupam. Mas o currículo político nessa hora é o que vale mais. Falta coragem para mudar o quadro urgentemente. Até posso afirmar que estes, até o momento, não estão nem pensando na sua cidade e sim na sua reeleição.
EDITORIAL II
É uma pena que certos partidos têm que conviver, mesmo que não queiram mais, com esses tipos de alinhamentos e, mesmo assim, não conseguem fazer as mudanças necessárias e urgentes. Quem administra discórdia no poder público leva para o “impopulismo” todo o sistema. Entendo que as escolhas têm um preço de responsabilidade, mas quando se percebe que estas escolhas não cumprem o básico e ficam abaixo da média, aí é hora de mudanças. É hora de colocar sangue novo e reoxigenar o processo, beneficiando a população.
MOMENTO POLÍTICO URGENTE
O assunto do PL da Amurel em relação às candidaturas para deputado estadual. João Fernandes, assessor do governador na região, disse numa entrevista ao comunicador Milton Alves (Rádio Cidade), no seu programa, que o nome da Grazi Souza, esposa do prefeito Sorato, está em alta no cenário político regional. Segundo Fernandes, Grazi é o melhor quadro que o partido tem para apresentar ao eleitor na eleição do ano que vem. Sabemos, portanto, que se Grazi não aceitar tal desafio, o espaço fica aberto para outras candidaturas, inclusive para o próprio João, que não esconde de ninguém sua vontade de ser candidato. Resta saber como vai ficar o vice-prefeito de Armazém, Guilherme Penacho, que está na estrada tentando emplacar dentro do seu próprio meio sua candidatura, que já começa a aparecer.
ADRIANO SILVA CANDIDATO
O prefeito Adriano Silva (NOVO), de Joinville, que antes não cogitava sequer pensar em uma candidatura majoritária em 2026, agora a conversa é outra a partir desta segunda-feira. Esta semana, segundo o blog de Anderson Silva, do NSC, depois de uma reunião forte em Joinville com o pessoal do meio político e depois de aparecer com 8% numa pesquisa, o prefeito Adriano começou a visualizar a mosca azul e já fala como pré-candidato ao governo do estado. Até agora temos 4 candidaturas postas. A tendência é aumentar mais uma ou duas no decorrer do ano.
A TRIBUNA FALOU
Vereador Maurício, um dos bons vereadores desta gestão, estudioso, foi solidário à fala do vereador e ex-prefeito Gelson Bento, bem como ao ex-prefeito Jairo Cascais na última sessão da Câmara. O motivo foi uma frase dita pelo prefeito Soratto, em um vídeo onde disse que estaria acabando com uma máfia relacionada ao serviço de limpeza urbana na cidade no passado. Falou devido à conquista junto à empresa que está coletando o nosso lixo de cada dia, de 200 detentores de lixo, para resolver e organizar quanto antes esta questão do lixo. A declaração do prefeito repercutiu imediatamente na Câmara de Vereadores, e o vereador Gelson se sentiu atingido, falando do seu descontentamento da tribuna na última sessão.
FALTOU MAIS SOLIDARIEDADE
Porém, o vereador Maurício Silva, em solidariedade à fala do vereador Gelson, disse que o prefeito Sorato não respeitou aqueles que o antecederam, entre os quais Gelson Bento e Jairo Cascais. Só não entendi o porquê da omissão do nome do ex-prefeito Ponticelli por parte do nobre vereador, em sinal de solidariedade a ele também. Na sua fala, o prefeito não deu nomes. Mas é normal alguém se sentir ofendido, mesmo que não tenha sido citado. Vida que segue.
ACATUL EM FOCO
A Coletânea Poetas Anônimas – um contar de diferentes vozes, a ser lançada nesta última quinta, 27, às 19h, na biblioteca da UniSul, é resultado dos registros realizados ao longo de 6 anos do Projeto Poetas Anônimas da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) do Estado de Santa Catarina. Das seis poetas até então anônimas, quatro são tubaronenses, uma de Florianópolis e outra do Ceará, que reside atualmente em Tubarão. As quatro organizadoras da obra literária acompanham o projeto desde sua origem em 2019.
DESTAQUE DA COLUNA (foto da menina Maria Júlia)
Parabéns, futura médica Dra. Maria Júlia, neta da Rose e do Júlio K. A alegria é da Maria Júlia, mas o orgulho é dos seus avós. Maria Júlia, que esta nova jornada seja iluminada por sabedoria, empatia e amor pela vida. Uma conquista que reflete não apenas excelência intelectual, mas também determinação, disciplina e compromisso com seus sonhos. Sua aprovação em Medicina, Maria Júlia, demonstra que esta nova etapa na sua vida seja repleta de aprendizado e realizações. Receba nossos mais sinceros parabéns por esta conquista tão significativa. Maria Júlia é o meu destaque da coluna.
O PASSO DO PT 1
Uma reunião representativa no último sábado sinalizou uma proposta que será apresentada ao diretório estadual do PT: a indicação de Maristela Francisco como pré-candidata a deputada estadual pela Amurel e a indicação do vereador Matheus Madeira para compor a chapa majoritária, possivelmente como candidato a suplente de senador. São dois nomes importantes que emergem na renovação da esquerda na região.
ESTRATÉGIA 2
Maristela e Matheus estão unindo forças. Ela se destacou na corrida pela prefeitura de Tubarão em 2024 e está em ascensão. Matheus vem atuando com firmeza na Câmara de Vereadores e é visto como representante da renovação política que a chapa petista precisa. Vamos acompanhar a cada dia essa evolução política na região.
