Praticar esportes é sempre algo muito positivo para a saúde. Ação consolidada e até clichê quando o assunto é ter melhor qualidade de vida, mas quando uma criança inicia uma atividade física, surgem algumas preocupações. Dúvidas que a cardiologista pediátrica do Complexo Médico Provida, Dra. Louise Cardoso Schweitzer pode ajudar os pais ou responsáveis a resolver.
“É fundamental que as crianças que vão iniciar um esporte ou que já praticam alguma atividade física façam uma avaliação médica. Existem muitas doenças cardiológicas que se manifestam nessa faixa etária, especialmente as doenças de caráter genético. Doenças que podem existir sem que os pequenos tenham sintomas, e nesses casos, pode haver risco de morte súbita. Realizar exames, principalmente de coração, servem para detectar precocemente a existência de doenças”, destaca.
A médica indica no geral, fazer um eletrocardiograma, mas outros exames também devem ser realizados, conforme histórico clínico, familiar e exames físicos. Crianças que praticam esportes de alto rendimento precisam de exames adicionais.
“O ideal para manter o público infantil com saúde, é fazer acompanhamento médico regular, realizar exames do coração ao menos uma vez na infância, beber água, ter uma alimentação saudável, dormir bem e respeitar os limites do corpo com descansos necessários para recuperação após o treino. Com esses cuidados são grandes as chances das crianças desenvolverem bem suas qualidades e aptidões técnicas”, completa a Dra. Louise.