Uma onda de aproximadamente 15 metros registrada na Laje da Jagua, em Jaguaruna, pode estabelecer um novo recorde nacional. O feito ocorreu em 30 de julho, durante a passagem de um ciclone extratropical pelo litoral catarinense.
O surfista Marco Polo e o bicampeão mundial de ondas gigantes Lucas Chumbo aproveitaram a previsão de mar agitado, divulgada pela Epagri/Ciram e Defesa Civil, para surfar no local conhecido como “Nazaré Brasileira”.
A medição oficial será feita pelo oceanógrafo Douglas Nemes, a pedido da Big Waves Brasil (BWB). Ele é responsável por estudos que já comprovaram que a Laje da Jagua detém o atual recorde brasileiro — 14 metros — registrado anteriormente na mesma região. O resultado da nova análise deve sair nos próximos dias.
A Laje da Jagua é uma formação rochosa submersa de cerca de dois quilômetros de extensão que potencializa a altura das ondas ao se aproximarem da costa. O fenômeno é comparado ao que acontece em Nazaré, Portugal, um dos pontos mais famosos do surfe de ondas gigantes no mundo.
Foto: Luís Reis.