sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
16/11/2019 14h31

Amor pelos pets: menino de 10 anos emociona em festa em Tubarão

Artur foi encontrado abraçado com um cãozinho de rua

Na última quinta-feira, 14, uma festa de 15 anos na associação dos médicos em Tubarão, foi recheada de emoções. Amigos e familiares de Camile Zandonay, aniversariante da noite, participavam das homenagens e confraternização. Por volta das 21h, perceberam que um dos familiares, Artur Soares Zandonay, 10 anos, havia sumido. Depois de alguns minutos procurando, um dos convidados encontrou a criança entre as árvores abraçado a um cãozinho de rua. 


A cena emocionou os convidados que logo tiveram a ideia de não interromper, apenas aproveitar o momento de longe. Como amigos, os dois corriam, se abraçavam e transmitiam muita alegria. O menino passou boa parte da festa brincando com o "Branco", apelido dado ao cachorro. Artur tem uma irmã gêmea, a pequena Alice, os dois são filhos de Ana Claudia e Edvanio Zandonay.

Já no fim da festa, um dos convidados perguntou se ele gostaria de ter um cachorrinho. Artur abriu um sorrisão e disse que sim, porém, no seu condomínio onde mora não é permitido.

Os benefícios da convivência de uma criança com um cachorro pode ser muito maior do que o trabalho.

Todo mundo já deu risadas e se encheu de empatia com imagens proporcionadas pela dupla formada por criança e cachorro. Histórias de pessoas que tiveram a infância marcada pela companhia de um amigo fiel peludo e tudo que foi compartilhado entre eles são emocionantes. É claro que também há o lado difícil dessa relação, afinal, juntar uma criança e um cachorro pode ser motivo para muita bagunça. Por isso muitas pessoas acabam decidindo não ter um animal de estimação em casa.


Mesmo assim, se colocarmos em uma balança o melhor desenvolvimento afetivo, educacional e pessoal de uma criança que convive com um pet e o trabalho que a dupla pode dar, com certeza, a escolha será juntá-los. Afinal, criança é capaz de fazer muita bagunça sozinha. Confira uma lista com os benefícios dessa amizade.

PUBLICIDADE

Sistema imunológico

Pesquisas comprovam que bebês que convivem diariamente com cães possuem uma tendência maior de serem saudáveis. Isso porque o sistema imunológico da criança é fortalecido pelo fato de o animal representar o contato com o mundo exterior, acostumando melhor o sistema imunológico. Desta forma, o organismo desses bebês consegue combater de forma mais eficaz casos de tosse, coriza e infecções, por exemplo.

Alergia e dermatite

Outra comprovação médica é a de que crianças que conviveram desde bebê um cachorro apresentam baixíssima incidência de casos alérgicos, asma e bronquite. A dermatite crônica também pode ser evitada. Isso ocorre principalmente pelo fato do sistema imunológico estar fortalecido contra organismo capazes de causar esses problemas de saúde.

Afetividade

Cachorros são animais muito carinhosos e afetivos, isso acaba passando para os bebês e elas acabam se tornando mais efetivas e solidárias. A companhia canina ainda prepara a criança para o convívio com outras pessoas, principalmente no ambiente escolar, evitando sensações de egoísmo e contribuindo para melhora da autoestima.

Ansiedade

Outro benefício de ter cachorro é comprovado na redução de ansiedade e estresse. Criança e cachorro apresentam poucos sinais de ansiedade na companhia um do outro. Funciona como um exercício terapêutico, suavizando angústias e medos na certeza da comapanhia de um amigo fiel.

Exercícios

A chance de uma criança que tem cachorro ser sedentária é mínima e, consequentemente, ela não sofrerá com a obesidade. Isso ocorre devido ao grande tempo que elas passarão brincando com o cachorro. Essa rotina torna a criança ativa e ajuda no desenvolvimento muscular e respiratório.

Convívio familiar

A presença de uma criança com cachorro também serve como ferramenta para integrar mais a família, seja em passeios ou em brincadeiras em conjunto com o canino. Dessa forma, as crianças passam menos tempo sozinhas e reúnem a família.

Proteção

Cães possuem um senso de proteção muito grande , ainda mais em casos de fêmeas que já tiveram filhotes. A companhia desde cedo de criança com cachorro ou a cadela fazem o canino a considerar sua família, servindo como um protetor dentro e fora de casa.

Responsabilidade

Crianças que tem cachorro aprendem desde cedo as noções de responsabilidade, já que elas aprendem questões relativas à compaixão, empatia e lealdade. Ter um animal que precisa de sua atenção e depende de você faz com que a criança aprenda a ter respeito pelo próximo.

Terapia para crianças autistas

A principal questão que afasta crianças autistas do convívio social é a sua maneira única de enxergar o mundo. No entanto, uma das vantagens de se ter cachorro é que a presença de cães facilita a reduzir hormônio de estresse na criança, ajudando ela a se acalmar ao perceber que tem um amigo fiel para todas as horas.


PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.