Com a volta às aulas, assuntos como a qualidade da educação no país voltam a entrar em destaque. Um setor educacional bem desenvolvido é indispensável para a sociedade e para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Apesar de muitas pessoas considerarem o sistema de ensino brasileiro precário, a maioria não está ciente de que uma série de fatores contribui para isso, e um deles é o saneamento.
No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei Nº 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Segundo o diretor da Tubarão Saneamento, concessionária dos serviços públicos de água e esgoto de Tubarão, de acordo com pesquisas é possível notar uma grande diferença entre os anos de escolaridade daqueles que possuem acesso aos serviços de saneamento básico e os que não possuem. "Essa diferença acaba respingando em outras áreas como a economia, por exemplo. Resultando em uma perda de produtividade e remuneração de gerações futuras", explica Wagner Souza.
Além disso, em 2017, a escolaridade (em anos de educação formal) de pessoas que possuíam acesso ao saneamento em Santa Catarina foi de 9,82, enquanto a de pessoas que não possuíam foi de 5,86. "Essa disparidade demonstra que o saneamento possui grande influência no aproveitamento escolar, ou seja, um bom sistema de saneamento beneficia a sociedade de diversas maneiras", completa Wagner.
No município de Tubarão, todas as residências da área urbana são atendidas com água tratada. Já o sistema de coleta e tratamento de esgoto segue em fase de implantação e cerca de 12% da área urbana do município já pode contar com o serviço. Para mais informações. entre em contato com a Tubarão Saneamento pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site: www.tubaraosaneamento.com.br.